O diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais demitiu-se esta terça-feira, avançou a RTP e confirmou a CNN Portugal.
Rui Abrunhosa Gonçalves colocou o lugar à disposição da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, que aceitou prontamente a saída.
O responsável não resistiu à fuga de cinco prisioneiros de alto risco do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no sábado, tendo colocado o lugar à disposição depois de ter sido conhecido o relatório preliminar à fuga, que aponta falhas graves.
Cinco reclusos fugiram no sábado do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa. A fuga foi registada pelos sistemas de videovigilância pelas 09:56, mas só foi detetada 40 minutos depois, quando os reclusos regressavam às suas celas.
Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos.
Foram condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por vários crimes, entre os quais tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.