De um armazém de 50 metros quadrados para uma faturação de 460 milhões, Nabeiro levou Delta para o topo - TVI

De um armazém de 50 metros quadrados para uma faturação de 460 milhões, Nabeiro levou Delta para o topo

  • ECO - Parceiro CNN Portugal
  • Mariana Espírito Santo
  • 19 mar 2023, 11:53
Rui Nabeiro

Rui Nabeiro criou a Delta em 1961 com apenas duas bolas de torra de 30 quilos. Marca cresceu e já está presente em 40 países, tendo em vista continuar a expandir-se

Relacionados

Tudo começou num pequeno armazém com 50 metros quadrados, em Campo Maior. Foi a partir desta vila alentejana que Rui Nabeiro criou uma marca de cafés, em 1961, que se viria a tornar um nome reconhecido por todos os portugueses, mas que está também presente noutros países para encher as chávenas de café Delta um pouco por todo o mundo.

Nabeiro, que morreu este domingo aos 91 anos, começou a atividade com apenas duas bolas de torra de 30 quilos de capacidade, como se lê na história da empresa, mas pouco tempo depois começou a ser distribuída por todo o país. Em 1963, a Delta Cafés abriu um entreposto comercial em Lisboa, ao que se seguiu um no Porto no ano seguinte.

Foi depois a partir dos anos 70 que a estrutura comercial da Delta Cafés se consolidou, com o desenvolvimento de novos produtos e serviços. “É neste contexto que surge em 1984 a separação da atividade de comercial, assegurada pela empresa Manuel Rui Azinhais Nabeiro Lda., da atividadede industrial, desenvolvida pela Novadelta, primeira empresa certificada neste setor, em 1994, pelo sistema de normas NP 29002“, indica a empresa. O grupo chegou a ter a maior fábrica de torrefação da Península Ibérica, que existia na altura.

Quatro anos depois dessa primeira certificação avança uma reengenharia no Grupo Nabeiro/Delta Cafés, que dá origem à criação de 22 empresas, com várias áreas estratégicas tendo em vista reforçar a atividade principal do grupo. Entretanto consegue a certificação dos produtos Delta Diamante, Platina e Ouro, hoje conhecidas nos vários cafés e pastelarias de Portugal.

Entretanto foi também criado o conceito Delta Q, em 2007, numa evolução que acompanhava as principais tendências do setor.

Toda esta evolução foi supervisionada pelo fundador, o comendador Rui Nabeiro, que em 2021 passou o leme da presidência executiva da empresa para o neto Rui Miguel Nabeiro. O fundador Rui Nabeiro continuava ainda assim a ser presidente do Conselho de Administração, órgão composto pelos membros da família João Manuel Nabeiro e Helena Nabeiro (filhos) e Rui Miguel Nabeiro, Ivan Nabeiro, Rita Nabeiro (netos) e ainda António Cachola.

Com presença em 40 países, o grupo Delta fechou o ano passado com “uma faturação de 460 milhões de euros”, o que representa “um crescimento de 12% a nível global”, como adiantou Rui Miguel Nabeiro numa entrevista no mês passado. A Delta quer “competir com as grandes marcas de cápsulas” de café e por isso, prepara-se para abrir novas lojas próprias em Madrid e Paris.

A Delta torra mais de 100 toneladas de café por dia e mais de 25% do volume de negócios é exportado. Conta ainda com mais de três mil colaboradores, atualmente.

Esta empresa já tem mais de 60 anos mas continua no topo, sendo que ainda em 2022 a Delta foi a a marca com maior relevância e reputação no país em 2022, segundo o estudo elaborado pela consultora OnStrategy. Já Rui Nabeiro ocupava a primeira posição na categoria Economy Business Leaders.

Continue a ler esta notícia

Relacionados