EUA acusam russo que fingia ser brasileiro de espiar para a Rússia - TVI

EUA acusam russo que fingia ser brasileiro de espiar para a Rússia

  • Agência Lusa
  • MJC
  • 25 mar 2023, 09:22
Capitólio (AP Photo)

Sergey Vladimirovich Cherkasov, atualmente a cumprir pena no Brasil por fraude, alegadamente começou a agir como "agente ilegal" russo no Brasil em 2012, sob o nome Victor Muller Ferreira, tendo-se mudado para os Estados Unidos em 2018

Relacionados

O Departamento de Justiça norte-americano acusou um russo de ser um "agente ilegal" do serviço de informações russo nos Estados Unidos, sob uma identidade falsa, fingindo ser um cidadão brasileiro.

Sergey Vladimirovich Cherkasov, atualmente a cumprir pena no Brasil por fraude, alegadamente começou a agir como "agente ilegal" russo no Brasil em 2012, sob o nome Victor Muller Ferreira, tendo-se mudado para os Estados Unidos em 2018 para estudar numa pós-graduação numa universidade do Distrito de Columbia.

É também acusado de diversas fraudes relacionadas com a estadia nos Estados Unidos.

Segundo o Departamento de Justiça, Cherkasov utilizou os seus contactos universitários para obter informações sobre a política externa dos EUA, e teve contactos com agentes dos serviços de informação russos em 2021 e 2022.

Em 2022, tentou obter um emprego no Tribunal Penal Internacional em Haia, mas foi rejeitado e regressou ao Brasil, onde acabou por ser preso por fraude bancária relacionada com a utilização de uma identidade falsa.

Continue a ler esta notícia

Relacionados