Ed Sheeran vence caso de plágio da música "Shape of You" - TVI

Ed Sheeran vence caso de plágio da música "Shape of You"

Ed Sheeran

Músico britânico era acusado de ter plagiado o refrão de uma música lançada por Sami Switch e Ross O’Donoghue em 2015

O cantor Ed Sheeran venceu o processo que envolvia a música "Shape of You", lançada em 2017, em que era acusado por Sami Switch e Ross O’Donoghue de ter plagiado o refrão da música "Oh Why", de 2015.

De acordo com a Sky News, o juiz Justice Zacaroli considerou que o artista não copiou deliberada ou inconscientemente partes de "Oh Why".

Para além de de Ed Sheeran, também o co-autor da música, Johnny McDaid, dos Snow Patrol, e o produtor Steve McCutcheon, conhecido como Steve Mac, estavam acusados no processo.

Switch, cujo nome legal é Sami Chokri, e o coautor Ross O’Donoghue alegavam que o refrão de “Oh Why” era “surpreendentemente semelhante” a uma parte central da música de Ed Sheeran. Em tribunal, o músico afirmou que se tinha sentido “roubado” depois de ter ouvido a música do britânico.

Depois de conhecido o veredicto, Ed Sheeran, que passou dois dias a testemunhar no caso, lançou um comunicado em vídeo em que afirma que estas alegações de plágio são “demasiado comuns” e que são feitas com a ideia de que é mais barato chegar a acordo do que ir a tribunal.

"Não sou uma empresa. Sou um ser humano, sou um pai, sou um marido, sou um filho. Processos não são uma experiência agradável e espero que com esta decisão isso signifique que, no futuro, alegações infundadas como esta possam ser evitadas."

O cantor britânico lançou ainda um comunicado com os coautores de "Shape Of You", em que afirma que é "muito penoso" terem de se defender destas acusações.

"É muito penoso termos de nos defender de acusações de algo que nunca fizemos e nunca faremos. Houve muito falatório sobre os custos desta acusação. Mas há mais custos além do custo financeiro. Há um custo criativo. Enquanto estamos envolvidos em processos legais não estamos a fazer música ou a dar concertos", refere a nota.

Continue a ler esta notícia