A Nova Zelândia anunciou o resgate de todos os 75 passageiros de um navio oceanográfico da Marinha que afundou após embater num recife ao largo da costa do arquipélago da Samoa.
“O incidente ocorreu na noite de sábado”, explicou o exército, acrescentando que as 75 pessoas a bordo “deixaram o navio em botes salva-vidas e barcos após o encalhe”.
De acordo com o contra-almirante Shane Arndell, o navio "HMNZS Manawanui" embateu num recife perto da ilha samoana de Upolu, no Pacífico Sul.
Vídeos publicados pelos meios de comunicação locais parecem mostrar o navio a libertar fumo antes de afundar.
“Todos os 75 tripulantes e passageiros a bordo do HMNZS Manawanui chegaram em segurança a Samoa”, disse Shane Arndell em comunicado.
A causa exata do naufrágio ainda não é conhecida.
As equipas de resgate tiveram de lutar contra as correntes e os ventos que empurraram os barcos que transportavam os sobreviventes na direção dos recifes, tendo a ondulação "tornado o esforço de resgate particularmente difícil", segundo o exército da Nova Zelândia.
O "HMNZS Manawanui" realizava levantamentos hidrográficos a uma milha náutica (dois quilómetros) da costa em condições difíceis.
Construído em 2003, o navio oceanográfico foi adquirido pela Nova Zelândia à Noruega em 2019.
As autoridades de Samoa emitiram um alerta para a costa sul da ilha de Upolu no fim de semana. No momento do incidente estavam previstas ondas de até quatro metros.