Mente e corpo inseparáveis. Cinco exercícios físicos que ajudam a aliviar o stress das festas - TVI

Mente e corpo inseparáveis. Cinco exercícios físicos que ajudam a aliviar o stress das festas

Caminhada

O ideal seria praticar exercício físico o ano inteiro. Também para a saúde mental é fundamental. Mas, se as festas natalícias o deixam mais stressado do que relaxado, há exercícios físicos que podem ser “uma espécie de paracetamol”, para aliviar os sintomas das angústias das compras, do excesso de dinheiro gasto, das correrias e dos encontros familiares enervantes

Natal é, para muitos, a época mais bonita do ano. As luzes, as cores, os enfeites, os reencontros familiares tornam esta altura a mais desejada do ano para muita gente. Mas é também uma altura de correrias, de compras de última hora, de longas viagens, de gastos excessivos e de convívios forçados com a sogra ou o tio que nos deixam o cabelo em pé. O segredo para combater o stress das festas natalícias pode estar no exercício físico.

“São hábitos e rotinas que as pessoas deviam ter todo o ano. Mas, nesta altura do ano, por conta das pressões todas que a sociedade coloca nesta época, a saúde mental ressente-se e o exercício físico torna-se muito importante. E qualquer tipo de exercício é benéfico, porque ajuda a libertar as chamadas DOSE, as hormonas do bem-estar e da felicidade: Dopamina, Ocitocina, Serotonina e Endorfina”, lembra Luís Cerca, professor da Universidade Lusófona, preparador físico e autor de vários livros sobre fitness.

Luís Cerca sublinha que “qualquer pratica de exercício é o suficiente para haver uma ativação do nosso sistema hormonal”, mas há práticas físicas que podem ajudar a combater estados de ansiedade de uma forma mais urgente.

Qualquer prática de exercício trabalha a componente hormonal do organismo e ajuda a combater o stress.

Também Cláudio Conde, instrutor de artes marciais, frisa a importância da prática contínua e periódica do exercício, mas salienta algumas práticas pontuais que, pela sua componente respiratória e mental podem ser bons auxiliares importantes em situações urgentes. “Há exercícios que podem funcionar como uma espécie de paracetamol no controlo de stress e outros estados mentais menos agradáveis. Não combatem as causas, mas funcionam como uma espécie de recarga, até para levar com nova dose de stress sem ceder emocionalmente”, admite o professor de karaté.

“Qualquer movimento conta. Qualquer coisa tem benefícios e o mais importante é a pessoa fazer algo com que se identifique. A pessoa tem de pensar que deseja fazer e não que tem de fazer. Não pode ser uma obrigação”, aconselha Luis Cerca.

Com a ajuda dos dois profissionais, deixamos assim cinco exemplos de exercícios para combater o stress das festas de final de ano:

Caminhadas

Ao ar livre ou dentro de casa, com recurso a uma passadeira, caminhar faz bem ao corpo e à mente. O professor da Universidade Lusófona fala da componente abrangente deste exercício: “As pessoas falam em caminhada e pensam apenas em treino cardiorrespiratório. Mas é muito mais do que isso. Todas as massas musculares na caminhada funcionam. E é excelente para ajudar a produzir as hormonas da felicidade”.

O cenário é importante. Caminhar ao ar livre, de preferência no campo ou à beira-mar, tem ainda a componente da envolvência. O ar do campo, a maresia e as vistas são auxiliares importantes para fazer com que este exercício combata uma situação angustiante.

Além disso, exercício outdoor tem ainda outra vantagem. “Com recurso à passadeira em casa, a pessoa cansa-se, para e vai sentar-se no sofá. Saindo de casa, percorre 10 minutos para lá, fica cansado, mas tem de percorrer os mesmos 10 minutos de regresso e, com isso, já caminhou 20 minutos”, identifica Luís Cerca.

Exercício físico praticado outdoor tem um forte efeito no alívio do stress.

E até pode nascer desta necessidade momentânea de combate ao stress natalício uma prática para a vida. O mínimo aconselhável são 150 minutos por semana de caminhada regular: “Se contarmos cinco dias em sete, são 30 minutos por dia. Parece muito, mas pode dividir por três momentos do dia, por exemplo, e já não custa tanto”, aconselha o professor universitário.

Atenção que andar às compras no centro comercial até pode ser cansativo, mas não conta como caminhada: “O ideal é que seja um movimento contínuo. Ninguém anda no shopping 10 minutos seguidos. Ainda assim, é melhor do que estar sentado no sofá a praticar o chamado sitting”.

Yoga

O professor universitário admite que o Yoga não tem uma componente cardiorrespiratória tão evidente como a caminhada, “mas o corpo trabalha todo, desde a cabeça aos pés”. Além disso, tem um aspeto importante no que ao combate ao stress diz respeito: a respiração.

“A respiração é o que permite a nossa mente focar-se e não divagar e, nessa medida, é um aliado importante para combater estados mentais e emocionais menos bons”, corrobora Cláudio Conde.  

No Yoga, trabalha-se a respiração e isso pode ser a chave para combater o stress.

E quem diz Yoga, diz outras práticas menos físicas e mais mentais, como mindfulness ou meditação. “O mindfulness permite-nos centrar em nós e não nos problemas ou nos fatores de stress”, argumenta Cláudio Conde.

Artes marciais

Se a prática de exercício é um hábito e se até já pratica alguma arte marcial, aqui tem alguma alternativa para combater o stress das festas. Algumas, como karaté, muay thai ou taekwondo, têm uma componente física muito forte e permitem “descarregar” algumas tensões. Mas o trabalho das artes marciais pode ser muito mais profundo, já que ajudam a preparar o bem-estar mental.

“Uma pessoa que não está habituada a fazer exercício, se for fazer exercício esta semana, não vai ter sucesso e vai ser mais um fator de angústia e de mal-estar. Vai ser stress sobre stress. Por isso, talvez não seja boa ideia começar, neste estado de ansiedade e de stress, uma prática mais física de uma arte marcial. Mas podemos ir lá buscar alguns ensinamentos muito interessantes”, defende Cláudio Conde, que exemplifica alguns momentos das aulas que faz com os seus alunos no dojo que podem ser excelentes auxiliares emocionais.

“São momentos de meditação que nos podem ajudar. Quando fazemos a saudação inicial, sentados ou em posição de seiza (de joelhos no chão e palmas das mãos em cima dos joelhos), estamos a vazar a mente do conteúdo externo, para abrir a mente e introduzir um novo conteúdo, que é o treino. No final existe o mesmo estado de meditação, o mesmo estado de calma. Que ajuda a pessoa a buscar uma reconexão com o mundo exterior”, exemplifica.

O professor de karaté deixa dois exemplos de algo que até pode fazer a meio da ceia de Natal, só para desligar da conversa aborrecida da tia ou da discussão com a sogra:

1 – Retire-se da sala e encontre um local mais reservado (pode até ser a casa de banho). Feche os olhos durante um período e centre-se nos sons que o rodeiam. Escolha cinco, reduza para quatro, três, dois, até se centrar num único som. À medida que for reduzindo os sons, vá trabalhando a respiração: três inspirações profundas, com três expirações profundas. Deixe a respiração fluir durante algum tempo, enquanto esvazia a mente daquilo que o stressa.

Durante esse período vão surgir pensamentos que o desviam desse estado. É perfeitamente normal. É nessa altura que se deve centrar no som que ficou.

Quando já se sentir mais calmo, ao seu ritmo, quando sentir que aquele som começa a deixar de fazer sentido, volta às mesmas três inspirações e expirações profundas e regresse à realidade. Vai estar pronto para voltar ao jantar de família.

2 – Nem precisa sair da mesa. De olhos abertos e respiração centrada no batimento cardíaco, centre-se em quatro ou cinco objetos ao seu redor. Vá afunilando o número de objetos até chegar a apenas um.

Quando estiver centrado naquele objeto, está a vazar a mente. Vai ter pensamentos relacionados com o fator de stress, mas centrar-se no objeto e na respiração passiva ao ritmo do batimento cardíaco, vai afastar esses pensamentos.

Natação

Qualquer exercício dentro de água é bom para combater o stress. Essa componente libertadora que a água traz é um auxiliar muito relevante. Quem está habituado a praticar surf ou bodyboard, por exemplo, tem aqui boas soluções para combater o stress.

Exercícios dentro de água podem ser uma boa ajuda para combater o stress.

Mas uma ida à piscina também pode ser uma boa alternativa. E se não souber nadar também não desculpa. “As pessoas podem ir para dentro de água andar. Nem toda a gente consegue nadar 10 minutos seguidos. Mas andar dentro de água, submerso até ao pescoço, dentro da piscina, não é difícil e vai fazer relaxar e descontrair”, aconselha Luís Cerca.

Dança

Se o ideal é fazer algo que nos divirta, nos descontraia e de que gostemos, a dança pode ser a alternativa indicada para muita gente. Faz mexer o corpo e ajuda à boa disposição.

Além disso, existem tantos tipos de dança que será fácil encontrar um com que verdadeiramente se identifique.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se do conselho de Luís Cerca: “A saúde mental é até mais importante do que a saúde física. Se a pessoa estiver bem do ponto de vista mental, tem mais energia para qualquer componente física”. 

E controlar as suas emoções é fundamental. Cláudio Conde, para rematar, lembra o provérbio chinês: "Controla as tuas emoções ou elas controlam-te a ti". 

Continue a ler esta notícia