Fármacos nas bombas de gasolina e supermercados - TVI

Fármacos nas bombas de gasolina e supermercados

  • Portugal Diário
  • 23 jan 2007, 21:02

Ministro quer lista de medicamentos que não precisem de aconselhamento

As bombas de gasolina e os supermercados vão ter medicamentos à venda. O Ministério da Saúde está a preparar a legislação para permitir a entrada das lojas de grande consumo no mercado farmacêutico, avança a TVI.

A legislação criada pelo Governo já permite que as lojas de conveniência ou as gasolineiras criem espaços próprios para a venda de fármacos. No entanto, nenhuma das grandes redes deste tipo de lojas aderiu ao projecto, porque o negócio não compensa as obrigações de contratar farmacêuticos e de ter permanentemente no espaço de venda um técnico de farmácia.

O ministro da Saúde, Correia de Campos, não desistiu do objectivo de ter medicamentos à venda neste tipo de lojas e, para isso, deverá em breve pedir ao Infarmed a criação de uma lista de medicamentos que possam ser disponibilizados ao público sem aconselhamento especializado no acto da compra, apurou a TVI.

A lista dos medicamentos de consumo generalizado para serem vendidos em qualquer espaço comercial terá de ser mais restrita do que a dos medicamentos não sujeitos a receita médica, à venda nas parafarmácias criadas pelo Governo, que disponibilizam o serviço de técnicos especializados aos clientes.

As gasolineiras e supermercados teriam disponíveis, então, os medicamentos mais consumidos para as dores de cabeça e os estados gripais, como o Paracetamol ou a Aspirina.
Continue a ler esta notícia