Governo não tem registos de portugueses que tenham sido afetados pelos protestos em França - TVI

Governo não tem registos de portugueses que tenham sido afetados pelos protestos em França

  • Agência Lusa
  • CNC
  • 30 jun 2023, 15:36
Paulo Cafôfo (Facebook)

Relacionados

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, disse esta sexta-feira à agência Lusa que “nenhum cidadão português foi afetado” pelos tumultos dos últimos três dias em França.

“Nós acompanhamos, como é óbvio, esta situação através da nossa rede diplomática e da nossa rede consular. Até à data, não há informação de que portugueses ou portuguesas que aqui estejam a residir ou de férias tenham sido afetados. Até à data não há essa notícia. Não há informação de que tenham sido, que algum nosso cidadão tenha sido afetado”, afirmou Paulo Cafôfo.

Contactado telefonicamente pela Lusa à margem de uma visita de trabalho que o governante está a efetuar a Estrasburgo, Cafôfo disse esperar que ”a situação possa normalizar-se”.

“Obviamente, é um desejo que todos nós queremos e que possa a tranquilidade voltar e a normalidade ser restabelecida”, concluiu.

A morte do jovem Nahel de 17 anos, num controlo de trânsito na passada terça-feira, captado pelas câmaras de vigilância, fez regressar a tensão entre jovens e a polícia nos bairros sociais em Nanterre, arredores de Paris, e noutros bairros desfavorecidos da capital francesa.

Os confrontos contra as forças de segurança surgiram logo na noite de terça-feira em Nanterre e, na madrugada de quinta-feira, foram danificados edifícios públicos e queimados carros, tendo sido detidas cerca de 150 pessoas.

Na terceira noite consecutiva de manifestações violentas, quase 300 polícias e gendarmes (polícia militarizada) ficaram feridos e foram efetuadas 875 detenções.

Por outro lado, 492 edifícios públicos foram vandalizados e 2.000 veículos foram incendiados.

O agente da polícia suspeito da morte do jovem está acusado de homicídio e em prisão preventiva.

Continue a ler esta notícia

Relacionados