Lar Peninsular do Montijo alvo de segunda inspeção no espaço de uma semana - TVI

Lar Peninsular do Montijo alvo de segunda inspeção no espaço de uma semana

  • Agência Lusa
  • DF
  • 13 mar 2023, 16:47
Lar de idosos

Até ao momento, não foi possível confirmar junto da Procuradoria-Geral da República se foi aberto algum processo-crime relacionado com o Lar Peninsular

Relacionados

A Segurança Social efetuou esta segunda-feira uma segunda inspeção ao Lar Peninsular, no Montijo, depois da que foi realizada há uma semana, na sequência de uma denúncia de alegados maus-tratos aos utentes, confirmou esta segunda-feira o Instituto da Segurança Social.

“Na sequência de denúncia, a Segurança Social realizou uma ação inspetiva à referida instituição [Lar Peninsular, no Montijo] no dia 6 de março. Hoje, a Segurança Social encontra-se na instituição a realizar nova fiscalização. As ações inspetivas não têm aviso prévio”, informou o Instituto da Segurança Social (ISS), em resposta a perguntas da agência Lusa.

“Como acontece em todas as ações inspetivas, caso sejam identificados indícios de práticas que possam configurar crime serão de imediato participadas ao Ministério Público”, acrescenta o instituto.

O ISS nada diz sobre as conclusões da inspeção realizada no passado  dia 6 de março, embora se saiba que o Lar Peninsular continuou a funcionar normalmente, pelo menos até hoje, nem sobre os motivos que determinaram a realização de uma segunda inspeção, realizada esta segunda-feira, e que, entretanto, já foi concluída.

Até ao momento, também não foi possível confirmar junto da Procuradoria-Geral da República se, entretanto, foi aberto algum processo-crime relacionado com o Lar Peninsular.

O Lar Peninsular, no Montijo, distrito de Setúbal, pertence ao proprietário do Lar Delicado Raminho, na Lourinhã, que foi encerrado na semana passada na sequência das ações de fiscalização da Segurança Social, após denúncias por alegados maus-tratos aos utentes.

A agência Lusa questionou também o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) sobre as conclusões das inspeções recentes efetuadas no Lar Peninsular, mas ainda não obteve resposta.

Continue a ler esta notícia

Relacionados