A testemunha de Jeová a quem assassinaram a meia-irmã e que somou recordes no ténis - Serena Williams: Factos Rápidos - TVI

A testemunha de Jeová a quem assassinaram a meia-irmã e que somou recordes no ténis - Serena Williams: Factos Rápidos

  • CNN
  • 9 ago 2022, 19:39

Eis um olhar sobre a vida da tenista profissional Serena Williams.

Pessoal

Data de nascimento: 26 de setembro de 1981 

Local de nascimento: Saginaw, Michigan, EUA

Nome de nascimento: Serena Jameka Williams

Pai: Richard Williams, treinador de ténis

Mãe: Oracene Price

Casamento: Alexis Ohanian (16 de Novembro de 2017 - presente)

Filhos: Alexis Olympia Ohanian Jr.

Outros Factos

Ganhou 73 títulos individuais na carreira, 23 títulos duplos e dois títulos mistos duplos. Isto inclui 39 títulos do Grand Slam - 23 títulos individuais, 14 títulos duplos e dois títulos mistos de pares.

Quatro vezes medalhada com ouro olímpico.

Ganhou mais de 94,5 milhões de dólares em prémios na carreira, mais do que qualquer outra atleta do sexo feminino.

É quinze meses mais nova do que a irmã, a profissional de ténis Venus Williams.

É Testemunha de Jeová.

Através da sua fundação de caridade, ajudou a abrir várias escolas em África e em todo o mundo.

Cronologia

Setembro de 1995 - Torna-se profissional, perdendo o seu jogo de ténis de estreia no Bell Challenge, na cidade do Quebeque.

Janeiro de 1998 - Participa no Open da Austrália, o seu primeiro torneio do Grand Slam. Perde para a sua irmã, Vénus, na segunda ronda, 6-7, 1-6.

1999 - Inscreve-se no Instituto de Arte de Fort Lauderdale, na Flórida, EUA, para design de moda.

12 de Setembro de 1999 - Ganha o US Open, tornando-se a primeira irmã Williams a ganhar um torneio do Grand Slam.

8 de Julho de 2002 - Classificada como número 1 mundial pela primeira vez na sua carreira, com 20 anos, pela Associação de Ténis de Mulheres (WTA).

2002-2003 - Completa o seu primeiro "Serena Slam," ao ganhar os quatro títulos do Grand Slam - o Open de França, Wimbledon, US Open e Australian Open - mas não no mesmo ano civil.

1 de Agosto de 2003 - É alvo de uma cirurgia para reparar um tendão parcialmente rasgado no seu joelho esquerdo.

14 de Setembro de 2003 - A meia-irmã mais velha de Williams, Yetunde Price, é assassinada em Compton, Califórnia. Após dois julgamentos que terminam com os júris num impasse, Robert Edward Maxfield não contesta o homicídio voluntário e é condenado a 15 anos de prisão. Em 2018, Maxfield é libertado após cumprir 12 anos de prisão.

2004 - Lança a linha de vestuário "Aneres" (Serena soletrada de trás para a frente).

2008 - Cria a Fundação Serena Williams, para ajudar jovens americanos afectados por crimes violentos e também crianças desfavorecidas em todo o mundo.

12 de Setembro de 2009 - Williams "explode" no campo gritando contra um juiz de linha que lhe assinala uma falta com o pé nas semifinais do US Open, num jogo contra Kim Clijsters. Clijsters ganha um ponto de penalização e ganha a partida. A comissão do Grand Slam mais tarde multa Williams por um valor recorde de 82.500 dólares e castiga-a durante os dois anos seguintes.

7 de Julho de 2010 - É cosida com pontos em ambos os pés, após pisar um vidro partido ao sair de um restaurante em Munique. Mais tarde, é operada em julho e outubro para reparar um tendão lacerado no pé direito.

Fevereiro de 2011 - Submete-se a tratamento de emergência para um hematoma relacionado com uma embolia pulmonar, um coágulo de sangue nos seus pulmões.

Setembro de 2011 - Nomeada embaixadora da boa vontade internacional da UNICEF.

18 de Fevereiro de 2013 - Aos 31 anos de idade, torna-se a tenista mais velha a ser classificada como nº 1 desde que as classificações por computador começaram, em 1975. Esta é a sexta vez na sua carreira a ser classificada como N.º 1.

7 de Setembro de 2014 - Williams ganha o seu terceiro título consecutivo no US Open.

9 de Julho de 2016 - Ganha o título de Wimbledon pela sétima vez. Com a sua 22ª vitória num grande torneio, Williams empata com Steffi Graf na maioria dos títulos de singles na era dos Open.

12 de Setembro, 2016 - Após 186 semanas consecutivas no ranking mundial da WTA Nº 1, cai para o Nº 2, atrás de Angelique Kerber. Williams empata com o recorde de Graf durante o período mais longo de semanas consecutivas classificada como Nº 1.

29 de Dezembro de 2016 - Anuncia o seu noivado com o co-fundador da Reddit, Alexis Ohanian.

28 de Janeiro de 2017 - Vence a irmã Vénus na final do Open da Austrália, conquistando o 23º tíktulo Grand Slam e ultrapassando Graf na liderança da Era dos Open.

19 de Abril, 2017 - Williams publica uma foto de perfil lateral num fato de banho amarelo com uma legenda que diz "20 semanas" no Snapchat, que é rapidamente apagada. A sua porta-voz confirma mais tarde à CNN que Williams e o noivo Ohanian esperam o seu primeiro filho nesse outono.

1 de Setembro, 2017 - Dá à luz uma menina, Alexis Olympia Ohanian Jr.

30 de Dezembro de 2017 - Regressa ao ténis e perde para Jelena Ostapenko um jogo de exibição no Campeonato Mundial de Ténis de Mubadala, em Abu Dhabi.

10 de Janeiro de 2018 - É destaque na capa da Vogue com a sua filha de quatro meses, Alexis Olympia, para a edição de fevereiro da revista. Alexis Olympia torna-se a mais jovem rapariga na capa da publicação. No artigo da revista, Williams revela que teve uma cesariana de emergência, coágulos de sangue e complicações adicionais após o nascimento da sua filha.

8 de Setembro de 2018 - Perde para Naomi Osaka numa polémica final do US Open.

9 de Setembro de 2018 - A US Tennis Association diz que o US Open multou Williams em 17.000 dólares por três violações do código durante a sua perda na final de singles femininos a 8 de setembro.

2019 - Lança a sua linha de roupa S by Serena.

12 de Janeiro de 2020 - Williams ganha o ASB Classic em Auckland, Nova Zelândia, o seu primeiro título desde que se tornou mãe em Setembro de 2017, e doa o seu prémio de 43.000 dólares em dinheiro ao combate aos incêndios florestais australianos.

30 de Setembro de 2020 - Williams retira-se do Open de França devido a um ferimento no tendão de Aquiles.

29 de Junho de 2021 - Williams é forçada a retirar-se do seu jogo no primeiro round de Wimbledon devido a uma lesão. A perda marca a sua primeira derrota na primeira ronda em Wimbledon.

17 de Agosto de 2021 - Williams e a Nike tornam pública uma colecção de roupa e acessórios para atletas femininas, criada por um grupo de 10 estilistas em ascensão, conhecida como Serena Williams Design Crew, ou SWDC.

25 de Agosto de 2021 - Anuncia no Instagram que se retira do US Open devido a uma lesão no tendão.

8 de Dezembro de 2021 - Anuncia que se retirou do Open da Austrália seguindo o conselho da sua equipa médica.

5 de Abril de 2022 - Num ensaio para a Elle, Williams relata a sua experiência com coágulos de sangue quase fatais, imediatamente após o nascimento da sua filha, em 2017.

9 de Agosto de 2022 - no artigo de capa na Vogue, Williams anuncia que "evoluirá para longe do ténis" após o Open dos EUA deste ano, para se concentrar "noutras coisas que são importantes para mim".

Leia também:

Continue a ler esta notícia