Imigrantes podem renovar online autorizações de residência que caduquem até 30 de junho - TVI

Imigrantes podem renovar online autorizações de residência que caduquem até 30 de junho

  • Agência Lusa
  • BC
  • 21 abr 2023, 16:49
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Renovação automática online dispensa deslocação presidencial a um balcão de atendimento, frisa o SEF

Relacionados

Os cerca de 25 mil estrangeiros residentes em Portugal cujas autorizações de residência caduquem até 30 de junho podem renovar o documento automaticamente através da página do SEF na Internet, indicou esta sexta-feira aquele serviço de segurança.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) refere que os cerca de 25 mil estrangeiros podem renovar automaticamente as autorizações de residência (AR) na funcionalidade de Renovação Automática, disponível na "Área Pessoal" do portal.

O SEF refere que a funcionalidade de Renovação Automática insere-se no âmbito da simplificação de procedimentos e não existe a necessidade de deslocação presencial a um balcão de atendimento, estando garantido “o cumprimento das regras de segurança e mitigação das consequências que resultaram da situação de emergência sanitária”.

Esta medida de renovar automaticamente as autorizações de residência, que têm a duração de dois anos, surgiu em julho de 2020 devido à pandemia de covid-19, tendo sido realizadas mais de 200.000 renovações automáticas.

“O serviço tem vindo a adotar medidas excecionais, com vista à recuperação de pendências e à eficiência na gestão documental de cidadãos estrangeiros, na sequência do despacho nº 5793-A/2020 de 22 de maio de 2020, que determinou a implementação de um procedimento simplificado de instrução dos pedidos de concessão de autorização de residência”, precisa o comunicado.

O SEF indica ainda que, entre as iniciativas para mitigar as consequências que resultaram da pandemia, a renovação automática de autorização de residência é a que tem tido o maior impacto e permitido “a recuperação das pendências e um ganho de eficiência na gestão documental de cidadãos estrangeiros”.

Continue a ler esta notícia

Relacionados