Shamima Begum quer continuar a ser britânica mas a Justiça não deixa (outra vez). Causa: o passado no Daesh - TVI

Shamima Begum quer continuar a ser britânica mas a Justiça não deixa (outra vez). Causa: o passado no Daesh

  • CNN Portugal
  • AM
  • 22 fev 2023, 12:33
Shamima Begum

Jovem está detida na Síria e deseja regressar ao Reino Unido

Relacionados

Shamima Begum tinha 15 anos quando fugiu de casa, em Londres, com outras duas colegas para viajar rumo à Síria para se juntar ao Daesh. Ainda menor de idade, casou-se com um militante holandês do Daesh, Yago Riedijk, e tiveram três filhos, que acabaram por morrer.

Em 2019, Shamima perdeu a cidadania britânica e ficou impedida de voltar ao Reino Unido. A jovem, que tinha recorrido desta decisão, viu agora o recurso ser negado pelo juiz Robert Jay, da Comissão Especial de Recurso de Imigração (SIAC), avança a CNN

Os juízes do SIAC não determinaram, no entanto, se Shamima pode ou não regressar ao Reino Unido. 

A viver no campo de refugiados de al-Roj, no nordeste da Síria, Shamima, de 23 anos, descreve o local como "pior do que a prisão" por não haver limite para a duração da sua detenção, depois de ter sido capturada durante a queda dos territórios ocupados pelo Daesh.

Em 2019, numa entrevista ao The Times, a jovem afirmou-se arrependida de tudo o que fez e pedia uma segunda oportunidade ao Reino Unido, que lhe havia retirado a nacionalidade, e dizia que lhe tinham feito "uma lavagem cerebral".

"Fizeram-me uma lavagem cerebral. Vim para aqui porque acreditei em tudo o que me disseram, sabendo muito pouco sobre sobre a realidade da minha religião", contava Shamima Begum em entrevista ao The Times.

Continue a ler esta notícia

Relacionados