Sismo de 3,7 na escala de Richter sentido em Santiago do Cacém - TVI

Sismo de 3,7 na escala de Richter sentido em Santiago do Cacém

  • Agência Lusa
  • MM
  • 16 set 2023, 08:25
Sismo

De acordo com o IPMA, o abalo foi ainda sentido em Évora, Alcácer do Sal, Grândola e Sines

Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi sentido este sábado, no concelho de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, sem causar danos pessoais ou materiais, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo, com um epicentro a cerca de seis quilómetros a noroeste de Santiago do Cacém e registado pelas 00:49 nas estações da Rede Sísmica do Continente, "foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Évora (Évora), Alcácer do Sal, Grândola e Sines (Setúbal)", indicou o IMPA em comunicado.

Este abalo foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal).

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

A intensidade máxima IV (moderado) e V (forte) da escala de Mercalli modificada significa que a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos, os carros estacionados balançam, janelas e portas tremem e é sentido fora de casa.

Continue a ler esta notícia