Brisa preparada para portagens nas Scut - TVI

Brisa preparada para portagens nas Scut

  • Portugal Diário
  • 14 mai 2007, 17:00
SCUT: novos dados aumentam contestação

Presidente fala num modelo «sem barreiras físicas»

O presidente do conselho de administração da Brisa-Autoestradas de Portugal afirmou que a empresa está preparada para avançar com um sistema que permite a introdução de portagens nas SCUT, informa a agência Lusa.

Vasco de Mello falava à margem de uma sessão de apresentação das operações da Kapsch Telematic Services (KTS), empresa detida em 26 por cento pela Brisa, que opera um sistema de segurança electrónica de portagens (sem barreiras físicas) na República Checa.

Vasco Mello defende que esta é uma boa opção para a introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para os utilizadores (SCUT's) em Portugal e que todo o processo depende apenas da vontade política. «Esta é uma alternativa óbvia, testada», afirmou. «Estamos preparados», sublinhou, acrescentando, no entanto, que «é um tema que não depende» da empresa, mas «da vontade política».

O Governo tem estado a terminar o novo modelo de financiamento e gestão do sistema rodoviário, em que se incluem as SCUT, e uma das possibilidades que está a ser analisada é a de abertura de concurso público. Se isso acontecer a Brisa afirma que é candidata: «vamos concorrer», afirmou Vasco de Mello.
Continue a ler esta notícia