Barco com 22 migrantes intercetado pela Polícia Marítima no Algarve - TVI

Barco com 22 migrantes intercetado pela Polícia Marítima no Algarve

  • Marisa Rodrigues
  • 15 jun 2020, 07:54

Grupo foi intercetado perto da praia de Vale do Lobo

Um grupo de 22 homens, que serão de nacionalidade marroquina, foi intercetado, na madrugada desta segunda-feira, pela Polícia Marítima, perto da praia de Vale do Lobo, no Algarve. 

O grupo estava a bordo de uma embarcação, detetada por pescadores, que deram o alerta, segundo explicou o comandante da Polícia Marítima de Faro, Fernando Rocha Pacheco.

“De imediato enviámos meios para o local e conseguimos intercetar o barco e os homens, perto das 5 da manhã, já quando se preparavam para desembarcar na praia de Vale do Lobo”, no concelho de Loulé. 

O grupo refere ser de Al Jadida, em Marrocos, e ter entre os 20 e os 30 anos

Os 22 migrantes que estão à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), já receberam assistência e vão realizar testes à covid-19 ainda hoje.

“Aos cidadãos, intercetados pela Polícia Marítima, foram, de imediato, garantidas as necessidades básicas, incluindo alimentação e assistência médica. Será igualmente assegurada a realização dos testes ao Covid-19, pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), ainda durante esta manhã”, adiantou o SEF em comunicado.

Comissão Europeia acompanha caso

A Comissão Europeia disse hoje ter tido conhecimento do caso da embarcação detetada no Algarve com 22 migrantes oriundos do Norte de África, garantido acompanhar “de forma próxima” a situação migratória nas fronteiras externas da União Europeia (UE).

“Sim, temos conhecimento da situação”, declarou o porta-voz do executivo comunitário para as migrações, Adalbert Jahnz, quando questionado sobre este caso na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas.

Recusando fazer “comentários específicos” sobre a situação, o Adalbert Jahnz acrescentou apenas que o executivo comunitário “acompanha de forma muito próxima a situação migratória nas fronteiras externas da UE, juntamente com a Frontex”, a agência europeia responsável pela gestão destas zonas limítrofes.

É o segundo caso em pouco mais de uma semana, no Algarve. No dia 6, foram intercetados sete migrantes, também de nacionalidade marroquina, ao largo de Olhão.

Continue a ler esta notícia