Novo hospital do Algarve pronto em 2012 - TVI

Novo hospital do Algarve pronto em 2012

  • Portugal Diário
  • 29 jul 2007, 13:20

O actual vai ser reconvertido numa Unidade de Cuidados Continuados para idosos

O novo Hospital Central do Algarve deverá estar pronto em Maio de 2012 e o actual Hospital de Faro vai ser reconvertido numa Unidade de Cuidados Continuados para idosos, anunciou hoje em Faro o ministro da Saúde.



A dimensão, o perfil e a área de influência da futura unidade foram hoje apresentados na Escola Superior de Saúde de Faro, numa cerimónia presidida por José Sócrates e em que participaram o ministro da Saúde, o presidente da ARS/Algarve e autarcas da região.



«O novo hospital deverá ter um custo que andará entre os 170, 180 e 200 milhões de euros», disse o ministro da Saúde aos jornalistas, acrescentando que, somando a reconversão do Hospital de Faro, estima-se que as duas iniciativas custem cerca de 250 milhões de euros.



De acordo com Correia de Campos, espera-se que o concurso público para a construção do novo hospital seja lançado no início de 2008 e as obras iniciadas em 2009, para que em Maio de 2012 a unidade esteja em pleno funcionamento



O futuro hospital, localizado no complexo do Parque das Cidades, entre Faro e Loulé, terá uma lotação de 549 camas, mais 15 de cuidados paliativos, e será dotado de dez salas operatórias, 46 gabinetes para consulta externa e 43 postos de hospital de dia.



Entre as novas especialidades, contam-se a Angiologia e Cirurgia Vascular, Cirurgia Pediátrica, Endocrinologia e Nutrição, Genética Médica, Neuroradiologia e Radioterapia, inexistentes no Hospital de Faro.



Esta unidade, recentemente reconvertida em hospital central e com um previsível aumento de verbas e valências, deverá ser transformada numa Unidade de Cuidados Continuados, que conterá um Lar Residencial para idosos, um projecto que segue modelos internacionais.
Continue a ler esta notícia