PSP regista mais denúncias de violência doméstica - TVI

PSP regista mais denúncias de violência doméstica

Violência Doméstica

Não significa que haja mais casos, apenas maior confiança na denúncia

Relacionados
As denúncias de violência doméstica registadas no ano passado pela PSP aumentaram 35 por cento devido à maior confiança das vítimas nas forças de segurança e à menor vergonha em expor casos do foro íntimo.

Segundo os últimos dados da Polícia de Segurança Pública (PSP), o número de casos de violência doméstica tem subido nos últimos três anos, tendo sido registados 17.647 processos em 2008, mais 4.597 que no ano anterior.

«Actualmente as vítimas de violência doméstica denunciam a agressão com mais facilidade, pelo que os números não representam um aumento de casos», disse à agência Lusa a subcomissária Jesuína, que até há bem pouco tempo tratava destes casos na Divisão de Investigação Criminal da PSP.

Porém, no entender da oficial, «não há um aumento do crime, mas um maior número de denúncias resultante de um maior à-vontade das vítimas», na sua grande maioria mulheres entre os 20 e os 40 anos.

«Nota-se que as vítimas sentem mais segurança e confiança nas forças de seguranças e têm menos vergonha de contarem uma situação do foro privado às entidades públicas», afirma a policial.

Os dados da PSP revelam que em 2006 deram entrada 11.683 processos de violência doméstica, em 2007 aumentaram para 13.050 e o ano passado subiram para 17.647.
Continue a ler esta notícia

Relacionados