Sócrates já conhecia estudo do LNEC - TVI

Sócrates já conhecia estudo do LNEC

  • Portugal Diário
  • 22 jan 2008, 17:00
Alcochete vai receber o novo aeroporto

Revelação feita pelo presidente do LNEC na Assembleia da República

O presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) revelou esta terça-feira que o Governo já conhecia as conclusões do estudo que apontou o Campo de Tiro de Alcochete como a melhor localização para o novo aeroporto, desde 19 de Dezembro, informa a agência Lusa.

«No dia 19 de Dezembro, o primeiro-ministro chamou-me à residência oficial e eu apresentei-lhe as conclusões do estudo [comparativo entre a Ota e Alcochete]», afirmou Carlos Matias Ramos, durante uma audição na comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O que é que Alcochete tem?

Alcochete é 260 milhões mais barato que Ota

O presidente do LNEC respondia assim à deputada do Bloco de Esquerda, Helena Pinto, que, durante a sua intervenção, citou o primeiro-ministro, lembrando que na conferência de imprensa em que anunciou a decisão «prévia e preliminar» de construir o novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, a 10 de Janeiro, José Sócrates, afirmou que tinha recebido o relatório do LNEC no dia anterior, ou seja, no dia 9 de Janeiro.

«Fui apresentar o estudo ao primeiro-ministro no dia 19 de Dezembro, à residência oficial, numa reunião onde estiveram também o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, e o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira», precisou o presidente do LNEC.

Questionado pelos jornalistas, Carlos Matias Ramos explicou que, de facto, o relatório completo e acabado só foi entregue ao primeiro-ministro no dia 9 de Janeiro, referindo, contudo, que José Sócrates já conhecia «as linhas gerais do estudo na sua totalidade» desde o dia 19 de Dezembro e que o ministro das Obras Públicas teve conhecimento destas conclusões «muito antes».

«O ministro das Obras Públicas sabia perfeitamente das conclusões do estudo desde o início de Dezembro», acrescentou.

Contudo, o ministro das Obras Públicas afirmou que só recebeu o estudo do LNEC no dia 9 de Janeiro.
Continue a ler esta notícia