PJ apreendeu 30 litros de substância alucinogénia - TVI

PJ apreendeu 30 litros de substância alucinogénia

Sociedade

Homem detido em flagrante faz parte de uma organização religiosa que bebe o líquido para catalisar processos interiores e espirituais

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a apreensão de cerca de 30 litros de uma substância alucinogénia e a detenção de um homem em flagrante delito durante uma operação policial que decorreu em Lisboa e Cascais.

Segundo a PJ, a importação e tráfico dessa substância alucinogénia são puníveis com pena de quatro a doze anos de prisão.

Em comunicado, a PJ refere que durante uma acção policial que decorreu em Lisboa e Cascais foram apreendidos aproximadamente 30 litros de um produto (ayahuasca) que continha DMT (dimetiltriptamina) e deteve um homem de 60 anos em flagrante delito.

A Judiciária adianta que durante a busca ao respectivo domicílio foram detectados recipientes que continham cerca de 26 litros de ayahuasca e sete gramas de cannabis sativa l.

De acordo com a PJ, este produto tem como princípio activo a substância proibida dimetiltriptamina (DMT), extraída de espécie vegetal.

O homem detido pela PJ já foi presente a tribunal, que lhe decretou as medidas de coação de termo de identidade e residência, obrigação de apresentação semanal junto do órgão de polícia criminal e as proibições de se ausentar do país e de contactar com membros da organização religiosa Santo Daime.

Esta organização é uma manifestação religiosa nascida em plena região amazónica nas primeiras décadas do século XX e consiste numa doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental da bebida ayahuasca, com o fim de catalisar processos interiores e espirituais sempre com o objectivo de bem-estar da pessoa.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE