Saúde: «Governo quer nomear comissários políticos», acusa PSD - TVI

Saúde: «Governo quer nomear comissários políticos», acusa PSD

Ana Jorge e José Sócrates

Em causa os directores dos agrupamentos de centros de saúde

Relacionados
O PSD acusou o Governo de pretender nomear 74 «comissários políticos» para dirigir os agrupamentos de centros de saúde e marcou para terça-feira uma conferência de imprensa sobre o assunto.

Em nota à comunicação social, citada pela agência Lusa, o PSD anunciou que pretende denunciar «a intenção do Governo de nomear 74 comissários políticos para os agrupamentos de centros de saúde (ACES), com o líder do grupo parlamentar social-democrata, Paulo Rangel, e os deputados Regina Bastos e Adão Silva.

Recorde-se que o Governo aprovou no final de Fevereiro a reorganização dos centros de saúde, através do decreto-lei nº 28/2008, ainda por regulamentar apesar de esgotado o prazo de 90 dias para o efeito. Segundo o decreto, os actuais cerca de 350 centros de saúde e respectivas extensões de saúde vão ser agrupados em ACES - que poderão ser, no máximo, 74.

Cada agrupamento terá um director executivo, nomeado pelo Governo sob proposta da administração regional de saúde (ARS), um conselho executivo, um conselho clínico e um conselho da comunidade. Em cada um dos ACES funcionará ainda uma unidade de apoio à gestão e um gabinete do cidadão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados