Nazaré: taxa penaliza quem consome menos água - TVI

Nazaré: taxa penaliza quem consome menos água

Água

Quem consome menos de um metro cúbico por mês paga mais

Uma taxa aplicada aos contadores está a gerar polémica na Nazaré onde a população se queixa de receber faturas mais elevadas se não tiver qualquer consumo do que quem gasta pelo menos um metro cúbico de água.

Em causa, de acordo com a Lusa, está a tarifa de disponibilidade de serviço, aplicada aos contadores com «consumo zero» cujos preços sofreram, em 2012, «um aumento de dois para seis euros, a que se junta igual aumento da tarifa de saneamento e a subida da tarifa de resíduos urbanos, de três para nove euros», disse à Lusa um consumidor que pediu o anonimato.

Para o mesmo queixoso é «incompreensível pagar 21,36 euros sem ter gasto qualquer água quando quem gasta pelo menos um metro cúbico de água paga valores que rondam os 10 euros», apenas por não estar incluído no «consumo zero».



Contactado pela Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Jorge Barroso (PSD), admite que o tarifário escolhido não seja «completamente justo».

O problema prende-se, segundo o autarca, com «a grande percentagem de contadores de segunda habitação» existentes na Nazaré, os quais, apesar de durante grande parte do ano não registarem qualquer consumo, concorrem «para os custos fixos que o município tem com o abastecimento». Entre «fazer refletir esses custos por todos os consumidores e aumentar as faturas para toda a população» ou, «aplicar esta taxa de disponibilidade mais elevada, aos contadores de segunda habitação, optámos por esta última», explica Jorge Barroso.
Continue a ler esta notícia