Enfermeiros de hospital acusaram positivo em teste de tuberculose - TVI

Enfermeiros de hospital acusaram positivo em teste de tuberculose

Sampaio é Comissário da ONU contra a Tuberculose

Aconteceu nos Covões, em Coimbra, e já estão a ser medicados

Relacionados
Seis enfermeiros do Hospital dos Covões, em Coimbra, estão a fazer um tratamento preventivo contra a tuberculose, após terem realizado provas tuberculinas com resultado positivo, disse à agência Lusa a directora clínica do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC).

«É verdade que há trabalhadores que estão a fazer químio-profilaxia, porque tiveram uma prova tuberculina positiva», confirmou Deolinda Portelinha, questionada sobre a existência de vários profissionais nesta situação. Segundo a directora clínica do CHC, trata-se de uma enfermeira do Serviço de Medicina e cinco enfermeiros do Serviço de Doenças Infecciosas.

Avanços na cura da tuberculose

Novo teste de despistagem da tuberculose

«Isto não significa que as pessoas estejam doentes. Não temos nenhum trabalhador com tuberculose activa», esclareceu, embora admitindo que «a possibilidade de haver doença existe» nestes casos.

Os seis enfermeiros estão a ser tratados «só com um medicamento e por um período curto, de dois a três meses».

Outras fontes hospitalares alertaram para a inexistência de quartos de isolamento na unidade dos Covões, o que evitaria a contaminação dos profissionais de saúde por doenças infecciosas. Deolinda Portelinha confirmou à Agência Lusa esta situação, indicando que o futuro edifício de internamento, cujas obras deverão arrancar em 2009, já incluirá quartos de isolamento em todos os pisos.

A directora clínica do CHC contou, ainda, que há cerca de um ano um enfermeiro do Serviço de Urgência contraiu tuberculose activa, considerada doença profissional, da qual se encontra recuperado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados