Doentes com psoríase têm menos auto-estima - TVI

Doentes com psoríase têm menos auto-estima

Sociedade

Para mais de metade, a doença prejudica a forma como se relacionam com os outros

A maioria dos portugueses que sofre de psoríase considera que a doença afecta a sua auto-estima de forma negativa e prejudica o relacionamento com os outros, revela um estudo que é divulgado esta segunda-feira.

De acordo com o «Estudo de Caracterização de doentes com Psoríase», da responsabilidade da Associação Portuguesa de Psoríase e a que a Lusa teve acesso, 69,8 por cento dos inquiridos assumiu que a doença afecta negativamente a sua auto-estima.

«A preocupação da Associação Portuguesa da Psoríase é a qualidade de vida dos doentes. A qualidade de vida tem a ver com a forma como a doença é tratada e também como a doença é aceite pela sociedade. Este inquérito veio demonstrar que o preconceito existe e faz com que as pessoas tenham alguma dificuldade em assumir a doença», disse à Lusa o presidente da associação, Vítor Baião.

Para mais de metade (58 por cento), a doença prejudica a forma como se relacionam com os outros, sendo que um terço (37 por cento) assume que já evitou participar em momentos sociais devido à psoríase.

Quase metade (45,5 por cento) admitiu que o receio do que os outros possam pensar os afecta mais do que as questões físicas da doença.

«Uma das formas de acabar com o preconceito é fazer a informação à sociedade. Este estudo pretende levar a sociedade a reflectir sobre o mal que faz aos doentes ao não os aceitar como pessoas capazes de conviver sem qualquer inconveniente porque a doença não é contagiosa», afirmou Vítor Baião.

Em mais de metade dos 405 inquiridos (56 por cento), a doença manifestou-se antes dos 25 anos.

Cerca de metade dos doentes referiu que a doença os impediu de conseguir um nível educacional mais elevado (53,8 por cento) ou de ir a aulas e exames (54,1 por cento).

A maioria dos doentes descreveu o estado da doença como moderado (45 por cento), sendo que 62 por cento indicou que estava estável ou a melhorar.

A psoríase é uma doença auto-imune que se manifesta na pele, não é contagiosa, é crónica e pode surgir em qualquer idade.

Esta doença afecta mais de 250 mil pessoas em Portugal e cerca de 125 milhões em todo o mundo.
Continue a ler esta notícia