Professores só admitem suspender a avaliação - TVI

Professores só admitem suspender a avaliação

Ministra da Educação cumprimenta Mário Nogueira

Fenprof vai avisando a equipa do Ministério da Educação

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, reiterou que os sindicatos nunca admitirão que o modelo de avaliação de desempenho seja mantido com alterações, exigindo que o mesmo seja suspenso e substituído por outro, informa a agência Lusa.

«Este modelo não é simplificável porque não presta, nem é alterável porque está errado na sua estrutura, na concepção que lhe está subjacente. Por isso, não queremos que seja suspenso para ser alterado. Exigimos que seja suspenso para ser substituído», frisou Mário Nogueira.

Avaliação: ministra não cede, mas diz que está a analisar

O também porta-voz da Plataforma Sindical de Professores reagiu, assim, às declarações do secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, que afirmou à Rádio Renascença que a tutela está a desenvolver todos os esforços para anunciar ainda esta semana as alterações que vai introduzir no modelo de avaliação.

«Há uma coisa de que não arredaremos: a suspensão. Não discutiremos, nem negociaremos absolutamente nada enquanto não houver suspensão. Caso não haja, está excluída qualquer possibilidade de entendimento com o Ministério da Educação (ME)», sublinhou Mário Nogueira.

Em declarações à Lusa, o secretário-geral da Fenprof adiantou que os sindicatos estão disponíveis para iniciar a negociação de um outro modelo de avaliação de desempenho dos professores, assim que o actual for suspenso. Nogueira explicou que os sindicatos «nunca aceitarão» um modelo em que haja quotas para atribuição das classificações mais elevadas ou que tenha nos resultados dos alunos um dos parâmetros de avaliação de desempenho dos professores.

A penalização de faltas justificadas como as dadas por doença na ponderação do factor assiduidade ou o facto de professores serem avaliados por colegas de outras áreas disciplinares são igualmente aspectos que os docentes «nunca admitirão».

Os sindicatos do sector serão recebidos quarta-feira no ME para uma ronda de reuniões sobre o processo de avaliação de desempenho, sendo que a Fenprof já afirmou que tenciona abandonar o encontro se a ministra Maria de Lurdes Rodrigues não anunciar uma suspensão imediata deste processo de avaliação.
Continue a ler esta notícia