Navegue na net enquanto engraxa os sapatos - TVI

Navegue na net enquanto engraxa os sapatos

  • Portugal Diário
  • 14 dez 2007, 15:32
Engraxadores procurar formas de revitalizar a profissão

Projecto para revitalizar profissão poderá estar disponível em breve

Ler ou navegar na Internet num quiosque enquanto os sapatos são engraxados pode vir a ser uma realidade nas Caldas da Rainha, um projecto que pretende voltar a ter engraxadores de calçado nas ruas da cidade, como acontecia há meio século, escreve a Lusa.

O projecto pioneiro no país vai ser lançado no sábado, por ocasião do Primeiro Encontro Nacional de Engraxadores, para não deixar morrer uma profissão em vias de extinção.

«Pretendemos criar um quiosque interactivo de engraxadores do século XXI onde se poderia localizar um posto onde as pessoas deixam e levam literatura, obtêm informação turística, podem ler a imprensa ou consultar a internet enquanto engraxam os sapatos», avançou à agência Lusa Mário Lino, impulsionador do encontro.

O projecto é encarado com grande optimismo por parte de José Lourenço, o único profissional de polimento e conservação de calçado das Caldas da Rainha, que reconhece ser um adepto das novas tecnologias e que, nos intervalos do serviço, aproveita para ler obras de literatura.

«Quando estou à espera de clientes gosto de ler», contou à Lusa José Lourenço, 50 anos de idade, que se dedica à profissão desde Setembro, após ter ficado reformado da indústria gráfica.

Para este polidor de calçado, há que incentivar as pessoas para os hábitos de outros tempos, quando se usava os sapatos bem lustrosos, uma vez que os proveitos da actividade não incentivam o aparecimento de novos profissionais.

«Se me render 20 euros por dia fico muito contente», desabafou.

Com a criação deste quiosque virado para a era da comunicação, José Lourenço não tem dúvidas de que «iria chamar outro tipo de clientes», sobretudo mais jovens.

Os mentores da ideia vão agora apresentar o projecto à Câmara Municipal das Caldas, depois de a Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo ter já mostrado interesse em apoiar o projecto.
Continue a ler esta notícia