Tráfico de humanos: Portugal «fornece» vítimas - TVI

Tráfico de humanos: Portugal «fornece» vítimas

Caso de rapaz de Vizela é apenas um exemplo

O tráfico de seres humanos é um fenómeno com cada vez mais visibilidade. Em Portugal, só no ano passado, foram sinalizados quase uma centena de casos.

O nosso país é tradicionalmente ponto de passagem ou destino, mas começa agora a também a ser fornecedor de vítimas.

O jovem raptado em Vizela é o ultimo caso conhecido de tráfico de seres humanos. O rapaz de 15 anos foi aliciado e levado para Espanha e terá vivido três dias em cativeiro. As autoridades suspeitam que ia ser vendido por quatro mil euros.

De acordo com o relatório de Segurança Interna, em 2009, foram sinalizadas 85 vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal: 61 mulheres e 19 homens.

Em relação à caracterização da vítima, a idade média é de 30 anos. A nacionalidade mais vezes vítima de tráfico é a brasileira, com 33 casos, seguida da portuguesa com 18.

A finalidade do tráfico é sobretudo a exploração sexual e a laboral.

Os agressores são maioritariamente portugueses, seguidos dos brasileiros e dos romenos. O aliciamento é com a promessa de um relacionamento, proposta de trabalho ou conclusão de estudos.

Uma vez na rede, as vitimas são ameaçadas de forma directa através de agressões físicas e sexuais e são isoladas e privadas da liberdade.
Continue a ler esta notícia