Pescadores de Peniche e Figueira levantam piquetes - TVI

Pescadores de Peniche e Figueira levantam piquetes

Grevistas mantêm vigilância sobre os portos para impedir qualquer tentativa de furar a paralisação

Relacionados
Os pescadores e armadores da Figueira da Foz e de Peniche levantaram os piquetes de greve e mantêm apenas a vigilância sobre os portos para impedir qualquer tentativa de furar a paralisação, revelaram fontes do sector à agência Lusa.

Ministro fugiu, este domingo de manhã, de um grupo de pescadores na Quarteira

«Na Figueira da Foz há um respeito de parte a parte» e «já não é preciso qualquer piquete organizado» porque também «ninguém está a tentar furar a greve», explicou à Agência Lusa António Lé, da Associação de Armadores do Centro Litoral.

No seu entender, os comerciantes de peixe «sabem que a culpa não é de quem pesca» que «nada podem fazer para este aumento descontrolado das despesas. Há um problema que começa na pesca mas o preço reflecte-se no resto na cadeia de vendas» pelo que começa a surgir um «sentimento de solidariedade que se estende a toda a sociedade portuguesa», acrescentou António Lé.

Mais a sul, em Peniche, o piquete também já foi desmobilizado e agora há apenas uma «vigilância à distância» do porto pelos grevistas, como explicou Humberto Jorge, da Associação de Armadores de Peniche. «Aqui, conhecemos toda a gente e estamos todos juntos» pelo que «não existem problemas» até porque o porto de Peniche, «pela sua configuração e por não ter uma venda de grandes dimensões» não é propício a «situações de tensão», disse Humberto Jorge.

A paralisação foi convocada na sequência do aumento dos combustíveis e nos portos de pesca armadores e pescadores reuniram-se para impedir a saída de qualquer barco ou do pescado que ainda existe nas lotas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados