Incêndios: Protecção Civil vai accionar alerta amarelo - TVI

Incêndios: Protecção Civil vai accionar alerta amarelo

Incêndio em Bragança

Os cinco fogos que lavram no Norte e Centro do País foram dados como controlados

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou, este sábado, que vai accionar, ao início da manhã de domingo (a partir das 08h00), o alerta amarelo de risco de incêndio em todos os distritos de Portugal Continental. Só na segunda-feira à noite, às 20h00, esse alerta será levantado.

De acordo com comunicado da ANPC, o alerta amarelo será accionado na sequência das informações do Instituto de Meteorologia de previsão de condições favoráveis de perigo de incêndios florestais. O alerta amarelo, o segundo de uma escala de quatro, tem como objectivo aumentar a prontidão dos dispositivos de resposta operacional e informar a população sobre medidas de prevenção e precaução.

A Protecção Civil recomenda que não se façam queimadas, limpeza de terrenos, lançamento de foguetes ou outras queimadas que impliquem o uso do fogo em zonas florestais, de matos ou agrícolas. De acordo com o mesmo comunicado da ANPC, as acções de fiscalização, vigilância e investigação por parte da GNR e da Polícia Judiciária já foram reforçadas.

Fogos dados como controlados

Os cinco incêndios que lavraram este sábadoem quatro distritos do Norte e Centro do país encontram-se já circunscritos pelos bombeiros, segundo informações online da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Os incêndios circunscritos pelos bombeiros atingem os concelhos de Mação (distrito de Viana do Castelo), Marco de Canaveses (Porto), Oliveira do Hospital (Coimbra), e ainda em localidades de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo (distrito de Bragança).
Continue a ler esta notícia