Sindicato compensa trabalhadores que percam o dia - TVI

Sindicato compensa trabalhadores que percam o dia

O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses tem um fundo destinado a reembolsar os trabalhadores que adiram à greve

Relacionados
Há, pelo menos, um sindicato português que tem um fundo destinado a reembolsar os trabalhadores pela perda de remuneração por participarem na greve, apurou a agência Lusa.

«Temos um fundo de greve destinado a reembolsar os trabalhadores do desconto a que são sujeitos pela empresa devido ao exercício do direito à greve», confirma António Medeiros, do SMAQ.

António Medeiros explica que todos os meses, os «cerca de 1700» trabalhadores afectos ao SMAQ, que engloba funcionários da CP Carga, CP, Metro do Porto, Metro Sul e Fertagus, «descontam um por cento» do salário para o fundo de greve.

A prática é comum em sindicatos de outros países europeus e dos Estados Unidos, mas «em Portugal não é comum». O fundo de greve existe no SMAQ desde 1980.

Os comboios estão praticamente parados devido à greve geral.

Acompanhe AO MINUTO a Greve Geral apoiada pelas duas centrais sindicais e que promete paralisar o país esta quarta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados