Dia da Mulher: Anne Frank é uma «lição para todos» - TVI

Dia da Mulher: Anne Frank é uma «lição para todos»

Ponto de vista sobre a Mulher num cenário de guerra

Relacionados
A embaixadora na Hungria do Museu de Anne Frank, Maja Nenadovic, defendeu esta quinta-feira, que a adolescente alemã de origem judaica é uma «lição para todos sobre o poder do indivíduo».

«O legado de uma criança/mulher que viveu num particular momento da História [II Guerra Mundial] é uma lição para todos nós sobre o poder do indivíduo», defendeu Maja Nenadovic, à margem de uma recriação da Assembleia Geral das Nações Unidas, que está a decorrer no Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP).

Em entrevista à Lusa, a embaixadora na Hungria do Museu de Anne Frank recordou, no Dia Internacional da Mulher, que Anne Frank, vítima da perseguição nazi durante a II Guerra Mundial, nunca «abandonou as suas reflexões, os seus pensamentos e o gosto pelas pequenas coisas da vida», mesmo em tempos de guerra.

«Ela era igual a qualquer uma de nós», acrescentou Maja Nenadovic, que tal como Anne Frank teve que fugir de sua casa por causa da guerra.

Maja foi obrigada a fugir da guerra civil na ex-Jugoslávia, nos anos 90 do século XX e está hoje em Portugal para dar o seu testemunho sobre o conflito nos Balcãs e debater com mais de 100 alunos de escolas de todo o país temas como os Direitos Humanos.

«Ser mulher hoje significa pedir tratamento igual, mas de uma forma que não seja interpretada como um ataque. Somos todos seres humanos e todos devemos ter direitos iguais».
Continue a ler esta notícia

Relacionados