Lisboa: hospitais partilham compra de medicamentos mais caros - TVI

Lisboa: hospitais partilham compra de medicamentos mais caros

exame

Medida para as áreas de oncologia, doenças autoimunes e VIH, deverá resultar «em poupanças grandes» para o SNS

Relacionados
Os grandes hospitais de Lisboa vão optar pela compra partilhada de medicamentos nas áreas de oncologia, doenças autoimunes e VIH, que deverá resultar «em poupanças grandes» para o Serviço Nacional de Saúde, revelou uma administradora hospitalar.

A presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), Teresa Sustelo, falava aos jornalistas à margem da apresentação de um estudo comparativo entre grandes hospitais universitários ibéricos, que decorre em Lisboa.

A administradora especificou que esta compra será partilhada pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central (São José, Santa Marta, Capuchos, Curry Cabral, Maternidade Alfredo da Costa e Estefânia), Centro Hospital de Lisboa Norte (Santa Maria e Pulido Valente) e Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Santa Cruz, São Francisco Xavier e Egas Moniz).

A medida, que já está implementada em vários hospitais do norte do país, visa a aquisição dos medicamentos «mais pesados em termos de custos», nomeadamente para área da oncologia, das doenças autoimunes e do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

Teresa Sustelo referiu que o processo começou com a escolha de dois a três medicamentos por cada especialidade médica. Em seguida, a compra é feita através dos serviços partilhados do Ministério da Saúde.

As próximas aquisições de medicamentos por estas unidades de saúde já vão ser feitas desta forma centralizada, o que deverá acontecer já no próximo mês.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE