Barco com 21 migrantes dá à costa em Faro - TVI

Barco com 21 migrantes dá à costa em Faro

  • Marisa Rodrigues
  • atualizada às 00:04
  • 21 jul 2020, 21:17

É o quinto caso de migrantes que desembarcam na costa algarvia desde dezembro. Migrantes foram transportados para um pavilhão onde vão pernoitar, receber cuidados médicos e serem testados à Covid-19.

Uma embarcação com 21 cidadãos marroquinos chegou esta terça-feira, ao final da tarde, à Ilha do Farol, em Faro. 

De acordo com o capitão Nuno Marinho, da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, o sistema de vigilância e controlo detetou "movimentos anómalos ao largo da Ilha do Farol".

Foram acionados os meios marítimos, mas quando as autoridades chegaram ao local a embarcação já se encontrava no areal e os migrantes estavam nas imediações da praia.

O responsável frisou que "foram feitas buscas e batidas à praia" e que não haverá nenhum migrante em fuga.

A embarcação “de madeira” onde viajava o grupo era “semelhante” a outras que chegaram anteriormente à costa algarvia.

Tinha um motor de reserva [além do motor que foi utilizado para transportar o grupo até à costa portuguesa], uns telemóveis [no interior] e um bocado de comida”, explicitou o capitão Nuno Marinho, adiantando que vinha com “excesso de lotação”.

Em comunicado, a GNR referiu que os 21 homens foram detetados e intercetados pelas 19:45.

Os 21 migrantes foram, entretanto, transportados num veículo dos Bombeiros Municipais de Olhão para um pavilhão onde vão pernoitar e receber cuidados médicos. Os homens também vão ser testados à Covid-19.

O SEF esclareceu, entretanto, através de uma nota, que os migrantes são “oriundos do Norte de África”, e que foram “garantidas as necessidades básicas, incluindo alimentação, assistência médica e alojamento”.

A realização dos testes à presença do SARS-CoV-2 “será igualmente assegurada ainda esta noite”.

“Serão promovidas todas as diligências necessárias para avaliação da situação e promoção das medidas adequadas ao caso”, acrescenta a mesma nota.

Os migrantes “encontram-se atualmente à guarda” da GNR e do SEF.

Este é o quinto caso de migrantes que desembarcam na costa algarvia desde dezembro. Ao todo, já entraram por esta via em Portugal 48 migrantes. 

No ultimo caso, foram 22 os migrantes que deram entrada em território nacional. Não apresentaram pedido de asilo e foram detidos por entrada ilegal em território português.

Continue a ler esta notícia