Mais de uma centena de concelhos em risco máximo de incêndio - TVI

Mais de uma centena de concelhos em risco máximo de incêndio

Incêndio (NUNO ANDRE FERREIRA / LUSA)

Desde a meia-noite, já se registaram 112 incêndios florestais

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou, este sábado, em aviso de risco máximo de incêndio mais de uma centena de concelhos de 14 distritos do país. O nível de aviso de risco máximo de incêndio do IM está activo para concelhos do distrito de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro.

Pelas 07:00, estavam em curso 17 ocorrências de incêndios florestais, dos quais oito mais significativos, segundo a Protecção Civil, em São Cristóvão de Lafões e Santa Cruz da Trapa (distrito de Viseu), Serafão, Bastelo e no Lugar do Outeiro (Braga), Merujal (Aveiro), Vila Cova e Monte Meda (Porto). Estava já dominado o incêndio de Pendilhe, no concelho de Vila Nova de Paiva, em Viseu. De acordo com a informação actualizada cerca das 07:00, no site da Protecção Civil, desde a meia-noite, já se registaram 112 incêndios florestais.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o «reduzido» e o «máximo» e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Continue a ler esta notícia