Novo «Berço» acolhe mais crianças em risco - TVI

Novo «Berço» acolhe mais crianças em risco

  • Portugal Diário
  • 8 jan 2008, 16:25

Novas instalações vão duplicar capacidade de acolhimento da instituição

Relacionados
O novo «Berço» da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viana do Castelo, com capacidade para acolher entre 20 a 24 bebés e crianças em risco, abre este mês, anunciou o pároco local, escreve a Lusa.

O padre Artur Coutinho disse que o novo «Berço» custou mais de um milhão de euros e vai duplicar a capacidade de acolhimento da instituição, uma vez que o actual apenas consegue albergar doze bebés ou crianças em risco.

«A sua lotação está praticamente sempre esgotada», referiu Artur Coutinho, sublinhando ainda «a desvantagem e o inconveniente» resultantes do facto do actual «Berço» funcionar num prédio de habitação.

«As novas instalações estão prontas e ainda este mês os utentes vão passar a ocupá-las, ficando para Fevereiro a inauguração oficial», garantiu o padre.

Por aquele «Berço« já passaram, desde 1993, mais de 150 menores, que normalmente nunca ali ficam menos de um ano, entregues aos cuidados de uma assistente social, uma psicóloga, uma educadora de infância e sete auxiliares, mas contando também com o trabalho voluntário de um pediatra.

«São bebés e crianças oriundos de famílias desintegradas, com problemas de toxicodependência, prostituição ou de alcoolismo e que são aqui colocados através da Comissão de Protecção de Menores, do tribunal ou da Segurança Social», disse Artur Coutinho.

As crianças, cuja idade não pode ultrapassar os 12 anos, entram depois num processo de adopção (entre 30 a 40 por cento), regressam às famílias de origem ou são colocadas noutras instituições.
Continue a ler esta notícia

Relacionados