Investigadores do Porto preparam vacina contra a cárie - TVI

Investigadores do Porto preparam vacina contra a cárie

Dentista

Patente já foi registada em Portugal. Primeiros testes em roedores com resultados promissores, mas tratamento só deverá estar pronto depois de 2010. Substância pode ser usada tanto para prevenir como para tratar a infecção

Uma equipa de investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto (UP) «está muito perto de criar uma vacina contra a cárie dentária», revelou o gabinete de imprensa da UP. A patente já foi registada em Portugal e a equipa aguarda agora o registo nos Estados Unidos.

A cárie dentária, cujo tratamento implica «custos elevados», é considerada «a doença infecciosa mais comum no homem». O desenvolvimento de uma vacina é objecto de investigação do ICBAS há já vários anos, tendo os investigadores já identificado as bactérias causadoras da doença.

Estas bactérias libertam uma proteína já identificada que suprime a resposta imunológica específica do seu hospedeiro. A vacina permite desenvolver uma «resposta imunológica eficaz contra a bactéria». E pode ser utilizada de forma «preventiva ou terapêutica», isto é, antes ou após a infecção bacteriana.

A UP afirma que «nos primeiros testes realizados com roedores, esta vacina mostrou-se capaz de proteger os animais vacinados contra a cárie dentária, com resultados bastante promissores». No entanto, são necessários estudos mais aprofundados com roedores e posteriormente ensaios clínicos, por isso, «a vacina só deverá estar pronta no início da próxima década», ou seja depois de 2010.
Continue a ler esta notícia