Freeport: ex-autarca satisfeito com avanço na investigação - TVI

Freeport: ex-autarca satisfeito com avanço na investigação

Freeport (arquivo)

José Inocêncio recusa avançar se alguma vez já foi ouvido pela PJ ou pelo Ministério Público

Relacionados
José Inocêncio, presidente da Câmara de Alcochete na altura em que o Freeport foi licenciado, mostrou-se, esta sexta-feira, satisfeito por a investigação ao processo de autorização do empreendimento comercial estar a avançar.

«Estou satisfeito, porque o processo ganhou finalmente um caminho. Espero que a Justiça esclareça tudo o que houver para esclarecer», disse à agência Lusa, no dia em que continuam a ser ouvidas pelas autoridades judiciais pessoas no âmbito da investigação ao Caso Freeport, que se arrasta desde 2005.

O ex-autarca socialista escusou dizer se alguma vez foi ouvido pela Polícia Judiciária (PJ) ou pelo Ministério Público durante as investigações iniciadas quando surgiram alegadas suspeitas de corrupção no âmbito do licenciamento do projecto do outlet de Alcochete.

«Não vou dizer nada. Não quero contribuir para nenhum mal-entendido relacionado com este processo», limitou-se a afirmar.

Em Fevereiro de 2005, quando Inocêncio presidia ao Município de Alcochete, a PJ fez uma busca à autarquia e levou o processo de licenciamento do Freeport, que ainda não devolveu na totalidade.

As investigações não tiveram desenvolvimentos aparentes até que recentemente o caso voltou à ribalta e iniciaram-se inquirições, entre as quais de Júlio Monteiro, tio do primeiro-ministro, José Sócrates, de Charles Smith e de Manuel Pedro, empresários que terão tido o papel de intermediários entre os promotores do projecto e as entidades públicas que o autorizaram: Governo e Câmara de Alcochete.

Manuel Pedro está ainda esta sexta-feira à tarde a ser ouvido no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), em Lisboa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados