«A mensagem do Presidente é mais importante que a sua presença» - TVI

«A mensagem do Presidente é mais importante que a sua presença»

Marcelo Rebelo de Sousa desculpabiliza a ausência de Cavaco Silva na homenagem a Saramago

Marcelo Rebelo de Sousa considerou, este sábado, que não é imperiosa a presença do Presidente Cavaco Silva no velório de José Saramago. O Presidente da República está de férias nos Açores e não veio para o continente para acompanhar o velório do único prémio Nobel da Literatura português.

Morreu Saramago: todas as notícias

Em declarações aos jornalistas, à saída da Câmara de Lisboa, onde o corpo de Saramago está a ser velado, Marcelo Rebelo de Sousa disse que Cavaco já se fez representar através da mensagem que enviou. «A mensagem do presidente é mais importante que a sua presença. Ele não está presente fisicamente, mas está presente espiritualmente, representando todos os portugueses», considerou.

Cavaco Silva enviou uma mensagem, na sexta-feira, quando foi conhecida a morte do Prémio Nobel, mas não interrompeu ainda as férias para regressar ao continente e participar nas cerimónias. Não há também, pelo menos para já que Cavaco Silva o faça este domingo, dia em que Saramago vai a cremar no Cemitério do Alto de São João.

Sobre Saramago, Marcelo Rebelo de Sousa definiu-o como um homem que «conhecia muito bem a Bíblia». «Havia uma bisca constante de Deus, por parte um homem que não acreditava em Deus», considerou.

Marcelo recordou também o tempo em que Saramago foi presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, tarefa para a qual «não tinha muito jeito». «Tinha mais jeito para fazer outras coisas, como fez», disse.
Continue a ler esta notícia