Genéricos gratuitos para pensões mais baixas - TVI

Genéricos gratuitos para pensões mais baixas

A medida vai afectar cerca de um milhão de pessoas

Relacionados
O Governo vai comparticipar a 100% os medicamentos genéricos para os portugueses que recebam menos do que o salário mínimo (450 euros). A medida vai afectar cerca de um milhão de pessoas. A notícia é avançada, esta sexta-feira, pelo «Diário de Notícias» e pela rádio TSF.

De acordo com o jornal, a medida terá sido tomada na quinta-feira, em Conselho de Ministros, e deve ser anunciada, ainda esta sexta-feira, pelo Primeiro-ministro, José Sócrates. A entrada em vigor está prevista para dentro de um mês.

Até agora, os medicamentos genéricos tinham diferentes comparticipações, de acordo com o escalão em que estavam inseridos. Com esta iniciativa do Governo, sejam analgésicos, sejam, por exemplo, medicamentos para o colesterol, todos vão ser gratuitos, desde que sejam genéricos.

A medida deve ter um impacto de 35 milhões de euros no orçamento do Serviço Nacional de Saúde. Ainda assim, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, admite que a factura pode subir. A estimativa é feita de acordo com o consumo actual e o Governo admite que o consumo possa vir a aumentar, com uma maior predisposição dos médicos para passar genéricos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados