Cancro da mama tem pelo menos 50 mutações genéticas - TVI

Cancro da mama tem pelo menos 50 mutações genéticas

Cancro da mama

Estudo publicado na revista Nature

No cancro da mama intervêm pelo menos 50 mutações genéticas, cujo conhecimento poderá aumentar a eficácia dos tratamentos atuais, revela um estudo internacional publicado na revista Nature, nesta quarta-feira.

Uma equipa de investigadores sequenciou o exoma (uma parte minúscula do genoma que contém a informação necessária para a produção de proteínas) de 103 tumores de doentes do México e do Vietname, bem como o genoma completo de outros 22 casos de cancro da mama, e comparou os resultados com amostras de tecidos sãos.

Desta forma, conseguiu identificar um conjunto de mutações genéticas recorrentes que, até agora, não tinham sido relacionadas com o cancro da mama. O seu conhecimento, sustentam os cientistas, permitirá aumentar a eficácia dos tratamentos atuais.

O cancro da mama engloba vários subtipos de tumores diferentes.

«O nosso estudo mostra a diversidade real das mutações no cancro da mama, em que há 50 genes alterados», explicou, citado pela agência Efe, um dos co-autores do estudo, Matthew Meyerson, do Instituto Dana-Farber, nos EUA.

Os peritos descobriram também que no cancro da mama triplo negativo, uma variante muito agressiva da doença, há uma fusão entre dois genes (MAGI3 e AKT3), depois da qual começam a fabricar uma proteína que transforma as células sãs em cancerígenas.

A equipa de Matthew Meyerson espera que esta proteína sirva como chave terapêutica para novos tratamentos, já que o cancro da mama triplo negativo é resistente a alguns dos medicamentos mais eficazes disponíveis no mercado e representa entre 15 a 25 por cento dos casos totais de cancro da mama.

Os cientistas observaram ainda alterações noutro par de genes responsável pela diferenciação celular (CBFB y RUNX1), processo pelo qual as células se especializam, o que é considerado muito importante na formação do cancro.

Concretamente, descobriram que o gene CBFB sofria mutações frequentes enquanto que o RUNX1 tinha perdido fragmentos de ADN.