Cidadania: “Os alunos são filhos dos pais e não do Estado” - TVI

Cidadania: “Os alunos são filhos dos pais e não do Estado”

Nuno Melo, eurodeputado do CDS-PP, considera que o Estado não se pode sobrepor aos encarregados de educação. Já a jornalista Helena Ferro Gouveia lembrou que em toda a Europa existe a disciplina de Cidadania

Nuno Melo, eurodeputado do CDS-PP, e a jornalista Helena Ferro Gouveia, autora de um manifesto em defesa da disciplina de Cidadania, debateram, esta quinta-feira, na TVI24, a obrigatoriedade de frequentar aquela disciplina.

O eurodeputado considera que a disciplina não deve ser obrigatória e acusa o Estado de tentar “doutrinar” os alunos com políticas de esquerda.

"Os alunos são filhos dos pais e não do Estado", defendeu, sublinhando, ainda, que "não é aceitável que a escola se torne numa extensão do ativismo LGBT”.

Já Helena Ferro Gouveia entende que a disciplina de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento assume um papel essencial na formação de cidadãos.

A jornalista lembrou que "todos os países europeus" implementaram esta disciplina, incluindo o Reino Unido cujo governo é conservador. Recordou, também, que a escola tem obrigação de ter um papel ativo na formação de cidadãos e que a polémica em torno da obrigatoriedade da disciplina é um ataque a uma minoria.

Cabe à escola formar cidadãos. Isto é um ataque apenas a uma minoria da população e isso é preocupante”, sublinhou.

Continue a ler esta notícia