Saiba qual a «maternidade mais amiga dos bebés» - TVI

Saiba qual a «maternidade mais amiga dos bebés»

Maternidade: Circular limita licenças de contratadas

O certificado do «Hospital Amigo dos Bebés» foi atribuído à maternidade Júlio Dinis, no Porto

Relacionados
A Maternidade Júlio Dinis (MJD), no Porto, foi considerada um «Hospital Amigo dos Bebés», devido aos esforços desenvolvidos para estimular o aleitamento materno, revelou esta segunda-feira fonte do Centro Hospitalar do Porto.

Apesar de «todos os hospitais do Norte com maternidade» terem concorrido à designação de «Hospital Amigo dos Bebés», a MJD foi a única a ser considerada, «o que demonstra o grau de exigência do cumprimento destes procedimentos», escreve aquele Centro Hospitalar, em comunicado enviado à Lusa.

A fonte revelou ainda que o certificado de compromisso «Hospital Amigo dos Bebés» foi atribuído «após uma rigorosa verificação através de auditoria externa, realizada em Setembro».

Para cumprir os «Dez Passos para o Aleitamento Materno com sucesso», a MJD mudou «de filosofia» e optimizou «os procedimentos em termos de rotina», o que exigiu «uma maior metodologia e rigor».

Em 1990, numa Cimeira Mundial da Criança, a UNICEF e a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconheceram que o aleitamento materno constitui um processo único capaz de reduzir a morbilidade e a mortalidade infantil.

Na sequência desta Cimeira, a OMS e a UNICEF lançaram um programa mundial de promoção do aleitamento materno intitulado «Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés», que tem como objectivo especifico a promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização dos serviços de Obstetrícia e Pediatria dos hospitais e dos centros de saúde.

Um hospital ou maternidade pode ser considerado Amigo dos Bebés quando cumpre de forma sustentada as Dez Medidas consideradas indispensáveis para apoiar o aleitamento materno.

O processo de certificação é actualmente assegurado por especialistas credenciados pela OMS e UNICEF, usando critérios globais que podem ser aplicados aos cuidados de maternidade em todos os países.
Continue a ler esta notícia

Relacionados