Sinta-se mais seguro nos comboios - TVI

Sinta-se mais seguro nos comboios

Greve de transportes

PSP e REFER lançam campanha virada para utentes dos transportes ferroviários

Relacionados
Alertar os utentes dos transportes ferroviários para aspectos ligados à segurança em transportes públicos é um dos objectivos de uma campanha da PSP com a REFER, que decorre entre segunda-feira e 4 de Junho, escreve a Lusa.

Segundo a PSP, trata-se de uma «iniciativa inédita», a nível nacional, que pretende «alertar a população em geral e os utentes dos transportes ferroviários em particular para o quadro vigente em Portugal em matéria de segurança em transportes públicos».

Para o efeito, a PSP procurou acautelar dois tipos de situações: os ilícitos criminais que são cometidos a bordo dos transportes públicos e numa segunda vertente os princípios de segurança que devem nortear os utilizadores de transportes públicos, especificamente os atravessamentos de linha.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinala que registou menos cinco por cento de roubos em transportes públicos em 2009 face a 2008 e que apenas foram denunciados, a nível nacional, 191 ocorrências no ano passado.

«Dos dados analisados, é possível considerar que os distritos que mais contribuem para os números totais nacionais são Lisboa e Setúbal», refere uma nota da PSP.

A PSP lembra que outro tipo de criminalidade associada aos transportes públicos, principalmente nos grandes centros urbanos, é a praticada pelos carteiristas.

Neste campo, a PSP assegura haver um «decréscimo do número de denúncias, que no ano de 2009 se cifrou em 10 500 casos, constituindo, assim, um decréscimo de 14 por cento face ao ano anterior».

A iniciativa agora a desenvolver, denominada «Não arrisque com a sua segurança», incidirá sobre as estações ferroviárias onde se registam maior movimento e circulação de pessoas, nomeadamente Braga, Campanhã, S.Bento, Aveiro, Coimbra B, Gare do Oriente, Santa Apolónia, Rossio, Entrecampos, Pragal e Faro.

São também objectivos preconizados pela PSP e REFER-Rede Ferroviária Nacional a prevenção e a dissuasão de comportamentos de risco que possam contribuir para a ocorrência de acidentes em meios ferroviários, em especial a colisão de composições ferroviárias com peões/transeuntes.

«Embora o número de mortos por atravessamento das linhas de comboio em Portugal esteja a diminuir substancialmente, principalmente na última década, é preciso não olvidar que, por exemplo em 2008, morreram 17 pessoas em Portugal em mais de 50 acidentes verificados», refere a PSP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados