Unidade especial de Polícia faz 11 ações por dia - TVI

Unidade especial de Polícia faz 11 ações por dia

Desocupação da Escola da Fontinha - PEDRO GRANADEIRO/LUSA

Governo quer realizar, a curto prazo e pela primeira vez, um exercício conjunto entre a UEP e a Unidade de Intervenção da GNR

A Unidade Especial de Polícia (UEP) realizou 11 ações por dia em 2011, num total de 4.286 missões operacionais, balanço divulgado pelo comandante daquela unidade de elite da PSP, superintendente Luís Farinha.

Na cerimónia que assinalou o 4.º aniversário da UEP, Luís Farinha fez um balanço da atividade desenvolvida no ano passado para justificar que a UEP «não é uma mera unidade de reserva», destacando as ações de prevenção de segurança pública, nomeadamente no reforço da visibilidade policial e prevenção criminal, na segurança de grande eventos, no policiamento de zonas urbanas sensíveis e no apoio à investigação criminal.

Das 4.286 missões operacionais realizadas em 2011, o comandante da UEP referiu que mais de 700 relacionaram-se com ações de patrulhamento e cerca de 2.000 na área da prevenção criminal.

O Corpo de Intervenção, o Grupo de Operações Especiais (GOE), o Corpo de Segurança Pessoal, o Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo e o Grupo Operacional Cinotécnico são as cinco subunidades que compõem a UEP.

O ministro Miguel Maceso disse que é intenção do Governo realizar, a curto prazo e pela primeira vez, um exercício conjunto entre a UEP e a Unidade de Intervenção da GNR, tendo por base um cenário de incidente de ordem pública, e que terá como objetivos consolidar conceitos, técnicas e procedimentos das forças de segurança em cenários de resposta operacional, apurou a Lusa.

Na cerimónia, Miguel Macedo reforçou o papel da UEP: «Não é a reserva bruta da Polícia», mas sim «um elemento central de dissuasão em situações de maior perigosidade social, complementando a intervenção regular da PSP de forma especializada, adequada e proporcional ao nível de ameaça».
Continue a ler esta notícia