«Relações exemplares» entre católicos e muçulmanos portugueses - TVI

«Relações exemplares» entre católicos e muçulmanos portugueses

(Arquivo)

Responsável pelo Diálogo Inter-Religioso do Patriarcado de Lisboa defende «prudência nos gestos de aproximação»

O responsável pelo Diálogo Inter-Religioso do Patriarcado de Lisboa, Padre Peter Stilwell, destacou esta quarta-feira as «relações exemplares» entre católicos e as comunidades muçulmanas portuguesas, mas defendeu que deve existir prudência nos gestos de aproximação.

Numa nota enviada à agência Lusa, o padre Peter Stilwell, das Relações Ecuménicas e do Diálogo Inter-Religioso do Patriarcado de Lisboa, explicou, a propósito de declarações de D. José Policarpo sobre casamentos entre jovens portuguesas e muçulmanos, que as relações de diálogo com as comunidades muçulmanas têm sido muitas vezes difíceis a nível mundial, mas em Portugal «têm sido de grande simpatia, podendo dizer-se exemplares».

Leia aqui e veja em vídeo as declarações do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que aconselhou as mulheres a pensarem duas vezes antes de casarem com um muçulmano.

O padre Peter Stilwell considerou também que no diálogo entre a Igreja Católica e as comunidades muçulmanas deve ser tido em conta o respeito pelas diferenças, o que «implica necessariamente um conhecimento mútuo».

Este responsável salientou ainda que deve existir prudência «nos gestos de aproximação, dado que a sua leitura no contexto de outra tradição e as consequências que daí decorrem podem ser inesperadas, como seja a cedência de espaços de culto ou o casamento entre pessoas de tradições religiosas e culturais diferentes».
Continue a ler esta notícia