Gripe A: mais seis casos, dois por transmissão secundária - TVI

Gripe A: mais seis casos, dois por transmissão secundária

Gripe A

Portugal tem 48 pessoas infectadas com o vírus H1N1, quatro em pessoas que não saíram do país

Relacionados
Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais seis casos de gripe A, sendo que dois deles respeitam a transmissões secundárias do vírus H1N1.

O comunicado do Ministério da Saúde, inserido na sua página na Internet, dá conta de três homens internados no Hospital Curry Cabral, em Lisboa: um deles, de 49 anos, regressou do Reino Unido, enquanto outro, de 43 anos, passou por Espanha e Itália.

O terceiro, de 22 anos, corresponde a um caso de transmissão secundária.

O quarto caso reporta-se a uma adolescente de 13 anos, regressada de Palma de Maiorca, e que se encontra internada no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa.

No mesmo hospital, encontra-se internada uma menina de 9 anos, que veio da República Dominicana.

O sexto caso é o de uma mulher de 66 anos, internada no Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, nos Açores, tratando-se de um caso de transmissão secundária.

Desde o início de Maio, já foram registados em Portugal 48 casos de gripe A, sendo que quatro deles resultam de transmissão secundária.

Os casos de transmissão secundária eram esperados pelas autoridades de saúde pública, tendo em conta a evolução natural da epidemia e o aumento do número de casos importados.

O Ministério da Saúde mantém as medidas de prevenção já tomadas e recomenda às famílias, escolas e empresas, que colaborem com comportamentos que dificultem a transmissão do vírus.

«O Ministério da Saúde alerta, mais uma vez, os cidadãos para, em caso de sintomas de gripe, independentemente de terem viajado para fora do país, contactarem de

imediato a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e seguirem as indicações dos profissionais de saúde. Esta deve ser a primeira medida a tomar antes de se dirigirem a um serviço

de saúde», refere a nota.

Entretanto, a ministra da Saúde assegurou que o número de instituições que estão a receber os doentes com o vírus da gripe A (H1N1) é «suficiente», apesar de os casos estarem a aumentar progressivamente em Portugal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados