Inglês com sarampo no Boom Festival obriga a accionar alerta europeu - TVI

Inglês com sarampo no Boom Festival obriga a accionar alerta europeu

Boom Festival (foto do site oficial)

Caso «não representa risco para a população portuguesa», avança Administração Regional de Saúde

Um inglês adulto foi diagnosticado com sarampo, na última semana, quando estava num festival em Idanha-a-Nova, levando as autoridades a accionar um alerta europeu, mas o caso «não representa risco para a população portuguesa», avança a ARS/Centro, citada pela Lusa.

As autoridades dizem que este caso «não apresenta risco para a população portuguesa», embora possam surgir novos casos nos próximos dias. «Como na população portuguesa a taxa de cobertura vacinal contra o sarampo é muito elevada - cerca de 94 por cento - existe a chamada imunidade de grupo, não há condições epidemiológicas de transmissão», garantiu Eugénio Cordeiro, do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

O paciente, de 23 anos, participou no Boom Festival de Idanha-a-Nova, que terminou na quinta feira, e chegou a estar hospedado num hotel da zona, levando a Direcção Geral da Saúde (DGS) a lançar, na sexta-feira, o Sistema europeu de Alerta e Resposta Precoce, sediado no Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, em Estocolmo.

De acordo com o epidemiologista, que coordenou o sistema de vigilância epidemiológica montado no espaço onde decorreu o festival, o doente abandonou o hotel na sexta-feira, com destino ao seu país.

Embora não tenham sido detectados, até ao momento, novos casos, «é de esperar que possam surgir, durante esta semana, em Portugal ou países estrangeiros», tendo em conta o período médio de incubação do vírus, disse Eugénio Cordeiro.

O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas e pode ser grave em adultos.
Continue a ler esta notícia