Madeira e Açores resistem ao mau tempo - TVI

Madeira e Açores resistem ao mau tempo

  • Portugal Diário
  • AAS
  • 9 abr 2008, 15:19
Mau Tempo nos Açores

Ligações aéreas entre as ilhas açorianas já foram retomadas

Relacionados
O Funchal suportou bem o embate do temporal que assola o arquipélago da Madeira desde domingo, escreve a agência Lusa de acordo com declarações do presidente da Câmara Municipal, Miguel Albuquerque.

Apesar de a Madeira se encontrar ainda em alerta amarelo, as condições meteorológicas que se verificam são já substancialmente melhores do que as verificadas nos dias anteriores, continuando o vento e a chuva com menor intensidade.

O autarca lembrou que na terça-feira choveu muito mais na cidade do Funchal do que no temporal de 1993, 157 litros de água por metro quadrado para 114. «Perante este volume de precipitação, a cidade aguentou muito bem este temporal», disse Miguel Albuquerque, acrescentando que «as medidas de prevenção resultaram na generalidade e não houve qualquer situação grave a lamentar».

Milhares de euros em prejuízos

Embora a contabilização não esteja ainda feita, o presidente da Câmara estima «em alguns milhares de euros» os prejuízos provocados pelo temporal na orla costeira, nos pavimentos das ruas e em algumas inundações. O temporal provocou ainda desalojamentos de quatro famílias, num total de 12 pessoas, que se encontram alojadas provisoriamente num centro de realojamento da autarquia.

Voos retomados Açores

O transporte aéreo entre as ilhas açorianas foi retomado, após o atraso da manhã desta quarta-feira devido ao mau tempo que registou no arquipélago, informa a agência Lusa.

Uma fonte da SATA Air Açores adiantou que a companhia já realizou três voos para as ilhas Graciosa, Pico e Flores, prevendo efectuar todas as ligações habitualmente previstas e reencaminhar também os passageiros retidos na terça-feira. Devido aos ventos fortes e chuva que atingiram o arquipélago, a SATA cancelou terça-feira 13 voos, afectando um total de 279 passageiros.

De acordo com o presidente da Protecção Civil dos Açores, António Cunha, o mau tempo provocou pequenas derrocadas e queda de árvores nas estradas, mas «sem registo de nenhuma situação grave». As previsões do Instituto de Meteorologia apontam para uma melhoria do estado do tempo nos Açores ao longo da tarde desta quarta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados