Covid-19: Madeira vai vacinar maiores de 12 anos em "casa aberta" no sábado - TVI

Covid-19: Madeira vai vacinar maiores de 12 anos em "casa aberta" no sábado

Anúncio foi feito pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos. Governo regional esclareceu mais tarde que tem autonomia para tomar esta decisão

O arquipélago da Madeira vai começar a vacinar crianças contra a covid-19 no próximo sábado, anunciou hoje Pedro Ramos, secretário regional de Saúde.

Depois de três dias de "casa aberta" para maiores de 18 anos esta semana - ou seja, em que não é preciso marcação para os jovens serem vacinados -, no próximo sábado é a vez das crianças, entre 12 e 17 anos.

No sábado, vamos ter um open day dos 12 aos 17 anos, para todas as crianças que queiram ser vacinadas", disse Pedro Ramos aos jornalistas.

O governante explicou que a vacina da Johnson será administrada “a partir dos 18 anos para os indivíduos do sexo masculino”, enquanto com a Pfizer serão inoculados os “jovens entre os 12 e 17 anos”.

“Não será preciso fazer agendamento”, devendo as pessoas deslocar-se ao Centro de Vacinação do Funchal, localizado no Madeira Tecnopolo, salientou o responsável da Saúde madeirense.

O governante explicou que o surgimento das novas variantes já não permite que a imunidade de grupo seja atingida com 70% da população vacinada, o que implica vacinar as crianças.

Se precisamos não de 70% por causa das novas variantes, mas de percentagens superiores de 85% e 90%, temos de vacinar as crianças a partir dos 12 anos e o nosso nível de atingir essa percentagem é no final do mês de setembro. Na primeira quinzena de outubro queremos ter todos vacinados, o que significa também que todas as crianças antes de iniciarem o ano escolar estarão já vacinadas", garantiu Pedro Ramos.

O secretário regional da saúde indicou, ainda, que a Madeira segue já a matriz de risco definida pela Ordem dos Médicos, ao contrário do que acontece no resto do país.

Estamos já a utilizar a nova matriz de risco da Ordem dos Médicos e estamos a dar mais valor à gravidade da pandemia, ou seja, à letalidade da doença, ao número de camas de doentes internados e dos cuidados intensivos", indicou, lembrando que na Madeira não há doentes em UCI.

Madeira tem autonomia para vacinar jovens

A Madeira segue as diretivas da Agência Europeia do Medicamento e tem autonomia para antecipar a vacinação dos jovens com mais de 12 anos, mesmo sem o parecer da Direção-Geral da Saúde, esclareceu hoje fonte do Governo Regional.

A Madeira segue as recomendações da Agência Europeia do Medicamento e tem como grande objetivo acelerar a vacinação nesta Região Autónoma para maior proteção da população”, afirmou fonte do gabinete do secretário da Saúde da região.

Também salientou que “a Madeira tem autonomia e as especificidades regionais podem determinar outras orientações” nesta área.

A mesma fonte referiu ainda que a DGS “apenas vai dar uma orientação, um parecer” em relação a esta medida e vincou que “a Madeira, tal como os Açores, têm autonomia e podem antecipar” as medidas.

O Governo Regional e as autoridades de saúde do arquipélago têm “o entendimento de que é preciso acelerar a vacinação para proteger a população o mais rapidamente possível”, reforçou.

A mesma fonte mencionou outras medidas que a região adotou e “foi pioneira”, como a “implementação do centro de rastreio no Aeroporto e o uso de máscara”, complementando que “a vacinação de jovens com mais de 12 anos é outro exemplo”.

Continue a ler esta notícia