Mortalidade cresceu nas últimas três semanas - TVI

Mortalidade cresceu nas últimas três semanas

Só na última semana, morreram mais de três mil pessoas. Ministro diz que assunto vai ser analisado

A mortalidade aumentou em Portugal nas últimas semanas, muito por culpa do gripe e do frio. Só na última semana morreram mais de três mil pessoas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), citados pela TSF.

Os mesmos dados revelam que, desde 2008-2009, quando se registou a última grande epidemia de gripe conjugada com frio intenso, que não existia tanta mortalidade no país. Na semana de 13 a 19 de Fevereiro, a última para a qual existem dados disponíveis e em que morreram três mil pessoas, a mortalidade subiu ainda mais do que nas duas semanas anteriores, quando o INSA já dizia que a mortalidade semanal estava com valores «acima do esperado».

Os dados disponíveis apontam ainda para um aumento da mortalidade em pessoas acima dos 65 anos.

Em reação a esta notícia, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou que os dados avançados pela TSF vão ser alvo de uma análise. «São dados revelados pelo Instituto Ricardo Jorge, que faz monotorização apertada destes casos de mortalidade. Há um aumento em termos homólogos e o instituto está a descer mais fundo na monotorização para sabermos as causas, se é do frio anormal ou de outro tipo de situações», disse aos jornalistas Paulo Macedo, à margem da inauguração da Nova Unidade de Saúde Familiar no Barreiro.
Continue a ler esta notícia