José Sócrates vai marcar presença na tomada de posse de Lula da Silva como presidente do Brasil no domingo, 1 de janeiro, no Palácio do Planalto, em Brasília, capital do Brasil. A notícia é avançada pelo Expresso que adianta que o ex-primeiro-ministro e amigo de Lula da Silva faz parte da lista dos convidados pessoais do novo presidente brasileiro.

Segundo o semanário, o convite foi feito através do embaixador Fernando Igreja, encarregado do protocolo da cerimónia de tomada de posse, que também convidou o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado viaja esta sexta-feira para Brasília, naquela que é a sua oitava deslocação enquanto Presidente da República ao Brasil e a terceira deste ano.

A relação de amizade entre Sócrates e Lula da Silva remonta a 2013, altura em que o novo presidente brasileiro viajou até Portugal para estar presente na apresentação do livro de José Sócrates (ver foto do artigo).

Sócrates, que é arguido na Operação Marquês, voltou a tribunal a 1 de junho, para ser interrogado pela juíza titular do processo extraído do caso para prestar esclarecimentos sobre as suas viagens de mais de cinco dias ao Brasil, onde está a realizar um doutoramento. Recorde-se que a medida de Termo de Identidade e Residência a que o ex-primeiro-ministro estava sujeito prevê que o arguido saiba da obrigação de não mudar de residência nem se ausentar por mais de cinco dias sem comunicar essa situação ao tribunal.

Ministério Público tinha alegado que existia perigo de fuga e pediu uma nova medida de coação com apresentações periódicas à GNR. Pedido que foi aceite pela juíza.

José Sócrates foi acusado no processo Operação Marquês pelo MP, em 2017, de 31 crimes, designadamente corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal, mas na decisão instrutória, em 9 de abril de 2021, o juiz Ivo Rosa decidiu ilibar José Sócrates de 25 dos 31 crimes, pronunciando-o para julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos.

CNN Portugal / AM